O livro "Lugar de Fala" de Djamila Ribeiro, é a nossa Dica de Leitura


Por: Beni Dya Mbaxi

Djamila Taís Ribeiro dos Santos é uma importante voz contemporânea em defesa dos negros e das mulheres. Filósofa, ativista social, professora e escritora, Djamila corajosamente denuncia a violência e a desigualdade social - principalmente contra negros e mulheres - tão características da sociedade brasileira. O seu livro Pequeno manual antirracista, que trata do racismo estrutural arraigado no Brasil, recebeu o prêmio Jabuti.

O livro narra o conceito de "LUGAR DE FALA" na visão de mulheres intelectuais negras durante a história e movimentos, a autora traz visões de várias entre elas; é a visão de Sojourner Truth, na verdade, a pensadora, Djamila Ribeiro, traz neste maravilhoso livro  algumas abordagens das mulheres intelectuais negras e empoderadas. Realça também os movimentos feministas e suas grandes precursoras, dá ênfase ao feminismo negro.

Traz visões de feministas como Bell Books, Audre Lorde, Lélia Gonzalez e outras. Na verdade, a filósofa e escritora brasileira, Djamila Ribeiro, traz nesta obra o olhar profundo do que é LUGAR DE FALA no feminismo negro na voz de várias feministas e ativistas. Portanto, aconselho-vos a lerem este magnífico livro.

"Quem lê, é um bom emissor" 

Comentários