Pesquisar este blog

QUEM SOMOS!

Apresentação | Coletivo Choque Cultural Buíque


O Coletivo Choque Cultural Buíque nasceu em 2010, inicialmente como um blog cultural idealizado por Leonardo Rogério da Silva, também conhecido como Leonardo Silva, poeta e ativista cultural. Desde sua criação, o Choque Cultural surgiu com a missão clara de divulgar, valorizar e preservar a cultura de Buíque e região, atuando como um verdadeiro arquivista cultural, registrando histórias, personagens, eventos e manifestações artísticas do município.

Logo antiga / Por Leonardo Silva

Ao longo dos anos, o trabalho desenvolvido pelo Choque Cultural foi ganhando força, reconhecimento e alcance, dando frutos significativos ao incentivar novas vozes a ingressarem no universo das artes, da literatura, da música e das expressões culturais populares. Suas postagens, pautadas pelo compromisso com a memória e a identidade local, abriram dezenas de portas, levando o nome de Buíque para diferentes cantos do Brasil e do mundo.

O coletivo construiu uma trajetória marcada por parcerias sólidas e relevantes com iniciativas como o Coletivo e Grupo de Leitores Cyl Gallindo, o Sesc Ler Buíque, a Prefeitura Municipal de Buíque, a Rádio Itapuãma de Arcoverde, o Blog Falando Francamente e o Coletivo O Que é Que Buíque Tem, reafirmando sua importância como agente articulador e difusor da cultura local.

No início de 2025, em reconhecimento aos serviços prestados à cultura buiquense, o Choque Cultural Buíque recebeu o título de Ponto de Cultura, concedido pela Prefeitura de Buíque, através do edital do ciclo 1 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A honraria simboliza o compromisso contínuo do coletivo em não permitir que a cultura da cidade — porta de entrada do Parque Nacional do Catimbau — caia no esquecimento, mantendo viva a memória, a criatividade e o patrimônio cultural do povo de Buíque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário