CYL GALLINDO


Por: Leonardo Silva

CYL GALLINDO (Cícero Amorim Gallindo) nasceu em 28 de maio de 1935, na cidade de Buíque, no Estado de Pernambuco. Ele veio ao mundo como o sexto de treze filhos, fruto da união entre João Torres Gallindo, um ourives e agricultor, e Maria Cursino Amorim Gallindo, uma doméstica. Desde cedo, o poeta encontrou inspiração na pequena cidade de Buíque, frequentando o grupo Escolar Duque de Caxias e sendo ensinado pela professora Dona Dodoce. Foi nessa época que o promotor Geraldo Valença teve a oportunidade de ler seus primeiros poemas, despertando o interesse e talento poético de CYL. O seminarista José Cursino e seu avô Paigué - Miguel Pinto de Amorim também desempenharam papéis importantes em sua formação.

Aos 14 anos, CYL GALLINDO começou a sua jornada sem armadura nem espada, embarcando em suas andanças pelo Sertão do São Francisco. Sua trajetória foi marcada por uma variedade de talentos e realizações, abrangendo áreas como sociologia, jornalismo, escrita, poesia, contos, conferências e crônicas. Ele obteve diploma em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ao longo de sua carreira trabalhou na Assessoria de Comunicação do Senado Federal e em outras repartições públicas. CYL também atuou como repórter, redator, editor e colunista em jornais de Pernambuco, Brasília e Mato Grosso, além de ser correspondente do Jornal de Letras, no Rio de Janeiro. Ele produziu e apresentou o programa Síntese na TV Universitária, em Recife, e colaborou com o jornal Gazeta do Povo, no Paraná.

CYL GALLINDO foi membro de várias instituições literárias, incluindo a Academia Pernambucana de Letras, a Academia de Letras do Brasil e a ALANE, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, além de fazer parte da ANE (Associação Nacional dos Escritores) em Brasília, DF, e da UBE (União Brasileira dos Escritores/PE). Ele foi membro fundador do Conselho Municipal de Cultura do Recife e conquistou prêmios nacionais com suas poesias e contos, sendo que um deles foi reproduzido na revista PRISMAL da University of Maryland, nos EUA.

Uma das contribuições notáveis de CYL GALLINDO foi a ampliação do acervo do Brasil no Museu Tropical, do Instituto Real dos Trópicos, em Amsterdã, na Holanda. Em 1976, ele se uniu ao Dr. Hans de Marez Oyens e reuniu e catalogou 408 peças de vários estados brasileiros, inaugurando o setor brasileiro do museu com a presença da rainha Juliana.

Ao longo de sua vida, CYL GALLINDO cultivou amizades com renomados nomes da literatura brasileira, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Gilberto Freyre, Mauro Mota, Nélida Piñon, Anderson Braga Horta, José Santiago Naud, Luiz Luna, Anna Amélia Queiroz Carneiro de Mendonça, Plínio Doyle, Maria de Lourdes Hortas, Lourdes Sarmento, Alberto da Cunha Melo, Geraldino Brasil e muitos outros.

Ele participou de diversas antologias de poesias e contos, e seus poemas foram traduzidos para o francês pela professora Nilda Pessoa da UFPE para uma antologia de poetas brasileiros em Paris, em 1996. CYL representou a revista internacional de literatura e arte Francachela, editada no Chile, no Brasil. Além disso, ele foi diretor da Coleção Integração Cultural Latino-Americana (CICLA), que tinha como objetivo traduzir e publicar obras de autores brasileiros contemporâneos na Argentina. Ele também fez parte do conselho editorial da Revista Encontro do Gabinete Português de Leitura em Pernambuco.

CYL GALLINDO proferiu conferências em mais de uma dezena de universidades em todo o país, assim como em outras instituições, como a Casa de Cultura Euclides da Cunha, em São José do Rio Preto, SP, durante dez anos. Ele recebeu uma placa comemorativa dos 100 anos de publicação de "Os Sertões" em reconhecimento a sua contribuição. Além disso, participou do I, II e III Congresso Nacional de Escritores em Pernambuco. CYL foi agraciado com inúmeras placas de entidades culturais e, em 18 de novembro de 2004, recebeu o título de Cidadão do Recife e a Medalha José Mariano, concedidos pela Câmara Municipal do Recife, por proposta do vereador Paulo Dantas.

CYL GALLINDO expressou seu amor por sua terra natal, afirmando: "Minha pátria estende-se a quatro cidades: Buíque, onde nasci; o Recife e o Rio de Janeiro, onde vivi a juventude, e Brasília, onde inauguro a velhice. Sendo que Buíque é a Pátria-Umbigo. A marca mais funda da minha digital, onde se identificam minha própria alma, o meu caráter, a minha dignidade".

Ao longo de sua carreira, CYL GALLINDO publicou diversas obras, incluindo "Agenda Poética do Recife" em 1968, "A Conservação do Grito-gesto" em 1971, "As Galinhas do Coronel" em 1974, "O Urbanismo na Literatura" em 1976, "Um Morto Coberto de Razão" em 1985, "Contos de Pernambuco" em 1988, "Livro para Minha Idade - O Menino e o Peixe" em 1989, "Quanto Pesa a Alma de um Homem / Quanto Pesa a Alma de uma Mulher" em 1994, "Os Movimentos" em 1996, "20 Poemas Escolhidos por Waldemar Lopes" em 1999, "Cadeira de Dinah" em 1999, "Em Defesa da Língua Portuguesa" em 2000, "A Intimidade da Palavra" em 2010, "Coleção Panorâmica do Conto em Pernambuco" (em colaboração com Antônio Campos) em 2010, "Bandeira: No telescópio de três amigos do Recife" em 2012, e "Milagre no Jardim da Casa Grande" em 2003.

Através de sua prolífica produção literária, suas contribuições à cultura brasileira e suas amizades com os grandes nomes da literatura, CYL GALLINDO deixou um legado duradouro e foi um notável escritor, poeta e intelectual brasileiro. Seu falecimento ocorreu em 4 de fevereiro de 2013, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, deixando uma marca indelével no panorama literário do país.

- CONFIRA TAMBÉM -

*Confira AQUI a sua bibliografia!!!
*Confira da CRONOLOGIA de Cyl Gallindo!!!
*Confira algumas IMAGENS com Cyl Gallindo!!!
*Participe do GRUPO de Leitores Cyl Gallindo no Facebook!!!
*Siga a PÁGINA do Grupo de Leitores Cyl Gallindo no Youtube!!!
*Confira a PÁGINA de Cyl Gallindo no Pensador!!!

- REFERÊNCIAS -

*CYL GALLINDO. Wikipédia - A enciclopédia livre, 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cyl_Gallindo. Acesso em: 11, de Abril de 2021.

*GARCIA, Eduardo. Cyl Gallindo - por Eduardo Garcia. Recanto da Lusofonia, xxxx. Disponível em: https://www.recantodalusofonia.com/products/cyl-gallindo-por-eduardo-garcia/. Acesso em: 11 de Abril de 2021.

*QUINTAS, Fátima. Cyl Gallindo: Uma Saudade. Domingo com Poesia, 2013. Disponível em: http://www.domingocompoesia.com.br/2013/02/cyl-gallindo-uma-saudade.html. Acesso em: 11 de Abril de 2021.

*LIMA JR., Natanael. Cinco Poemas de Cyl Gallindo. Domingo com Poesia, 2020. Disponível em: http://www.domingocompoesia.com.br/2020/06/cinco-poemas-de-cyl-gallindo.html. Acesso em: 11 de Abril de 2021.


Postagem de: Leonardo Silva 

Comentários