CRONOLOGIA CULTURA BUÍQUE

CRONOLOGIA CULTURA BUÍQUE

Por Leonardo Silva

No município de Buíque, localizado no coração do agreste pernambucano, a cultura é rica e diversificada. São muitas as expressões artísticas e manifestações culturais que moldam a identidade dessa comunidade. Com o intuito de preservar e resgatar a memória cultural local, o Pesquisador Cultural Leonardo Silva iniciou a coluna "Cronologia Cultura Buíque". Essa iniciativa busca compilar e compartilhar as principais datas de eventos e ações que marcaram a história cultural de Buíque, abrangendo suas diversas linguagens artísticas.

A coluna "Cronologia Cultura Buíque" é uma verdadeira viagem no tempo, que nos leva a percorrer momentos significativos da cultura buiquense. Por meio de extensa pesquisa e colaboração com membros da comunidade, Leonardo Silva busca resgatar fatos marcantes, personagens ilustres e eventos culturais que moldaram o município ao longo dos anos.

A riqueza cultural de Buíque é notável e merece ser celebrada. A cronologia abrange diversas linguagens artísticas, como música, dança, teatro, literatura, artesanato e culinária. Através da cronologia, é possível conhecer o desenvolvimento dessas expressões culturais ao longo do tempo, compreendendo a sua evolução e contribuição para a identidade local.

A "Cronologia Cultura Buíque" destaca eventos e ações que se tornaram marcos na história cultural da região. Entre eles, podemos mencionar a fundação do grupo de teatro local, as edições do festival de música tradicional, exposições de arte, lançamentos de livros de autores buiquenses renomados, festas folclóricas e muito mais. Cada evento é acompanhado por informações detalhadas e curiosidades que ajudam a compreender seu contexto histórico.

Preservar a memória cultural é fundamental para fortalecer a identidade de um povo e manter viva a tradição. A coluna "Cronologia Cultura Buíque" desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo que as gerações atuais e futuras conheçam e valorizem a riqueza cultural do município. Além disso, essa iniciativa também serve como fonte de inspiração para artistas locais, proporcionando um espaço para que suas criações sejam reconhecidas e apreciadas.

A coluna "Cronologia Cultura Buíque" é um projeto valioso para a comunidade buiquense. Sob a orientação do Pesquisador Cultural Leonardo Silva, essa iniciativa busca resgatar a memória cultural local e compartilhar as principais datas de eventos e ações que marcaram a história de Buíque. Ao reconhecer e valorizar as diversas expressões artísticas presentes no município, essa cronologia contribui para fortalecer a identidade cultural e inspirar novas criações. Que a "Cronologia Cultura Buíque" continue a desempenhar um papel fundamental na preservação e promoção da cultura local, garantindo que as futuras gerações possam se orgulhar e se inspirar na riqueza cultural de Buíque.

[...1895...]

*1895: Nasce José Soriano de Souza Neto, Jurista, autor de 22 obras e que chegou a possuir uma biblioteca com mais ou menos 55 mil livros, na maioria com assunto jurídico. ||VER MAIS: BARMONTE, Paulo César. José Soriano de Souza Neto. OQQBT, 2020. Disponível em: <https://oqqbuiquetem.com.br/jose-soriano-de-souza-neto/>. Acesso em: 21 de janeiro de 2023.||

[...1901...]

*05 de Maio: Nasce José Leite de Santana, vulgo Jararaca, cangaceiro bastante temido. ||VER MAIS: BARMONTE, Paulo César. Jararaca - o cangaceiro que virou santo. OQQBT, 2018. Disponível em: <https://oqqbuiquetem.com.br/jararaca-o-cangaceiro-buiquense-que-virou-santo/>. Acesso em: 21 de janeiro de 2023.||

[...1914...]

*06 de Outubro: Nasce Manoel Dantas Loiola, o Cangaceiro Candeeiro, que fez parte do bando de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião.

[...1924...]

*12 de Janeiro: Nasceu em Buíque-PE... Isabel Marques da Silva (Zabé da loca) - Pifeira, representante cultural da cidade de Monteiro-PB.

[...1935...]

*28 de Maio: Nasceu em Buíque-PE... Cícero Amorim Gallindo (Cyl Gallindo) -  escritor, sociólogo, jornalista, poeta, contista, cronista e conferencista brasileiro.

[...1944...]

*17 de Fevereiro: Nasceu em Buíque-PE... Antenor Nunes Cavalcante - Cantor e poeta buiquense, representante cultural da cidade de Lagarto (Sergipe).

[...1947...]

*10 de Março: Nasceu em Buíque-PE... José Maria Marques - Escritor e biógrafo buiquense.

[...1969...]

*22 de Maio: O prefeito do município de Buíque, João de Godoy Neiva, sancionou o Projeto de Lei nº 10/1969, criando uma Biblioteca Pública Municipal, onde proporcionará aos habitantes do município, benefícios e rendimento a cultura e a educação.

*24 de Maio: Lançamento AGENDA POÉTICA DO RECIFE – Antologia dos Novíssimos, de Cyl Gallindo, na cidade de Buíque, a convite do prefeito João Godoy, como parte dos festejos de aniversário da cidade. (Fonte: Diário de Pernambuco, Segundo Caderno / Flagrantes - 16 de Maio de 1969, pág. 3)

[...1978...]

*20 de Abril: Nasceu em Buíque-PE... Diosmam Avelino - Cordelista buiquense, representante cultural da cidade de Pesqueira-PE.

[...2002...]

*17 de Maio: Por meio de Decreto, o prefeito Arquimedes Valença dá nova denominação à Biblioteca Pública Municipal, criada através da Lei nº 10, de 22 de maio de 1969, a qual fica denominada Biblioteca Municipal Graciliano Ramos. Uma justa homenagem ao escritor alagoano que viveu parte de sua infância no município buiquense.

*26 de Maio: O prefeito do município de Buíque, Arquimedes Valença, na presença de vários políticos e comunidade buiquense, inaugura a Biblioteca Municipal Graciliano Ramos.

*13 de Dezembro: O Presidente da República decretou a criação do Parque Nacional do Catimbau, localizado nos Municípios de Ibimirim, Tupanatinga e Buíque, no Estado de Pernambuco, com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais existentes, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico. ||VER MAIS: BARMONTE, Paulo César. Parque Nacional do Catimbau. OQQBT, não consta. Disponível em: <https://oqqbuiquetem.com.br/parna-catimbau/>. Acesso em: 21 de janeiro de 2023.||

[...2006...]

*04 de Abril: Inauguração da Biblioteca Comunitária - Ler é Preciso, homenageando o prof. Josias Silva Albuquerque (ex-presidente do Sesc e Sistema Fecomércio).

[...2010...]

*16 de Julho: Lançamento do livro "Flor, Paixão e Chocolate", do escritor arcoverdense/buiquense Leonardo Rogério da Silva, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Félix de Cantalice, em Buíque.

[...2011...]

*30 de Setembro: Lançamento do livro "As Janelas do Sobrado", do escritor buiquense Paulo Tarciso Freire de Almeida, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Félix de Cantalice, em Buíque. ||VER MAIS: CAVALCANTI, Paulo Cézar. Cordelista Paulo Tarciso lança o livro “As Janelas do Sobrado” e sociedade buiquense comparece em massa para prestigiar o evento:  Blog do PC Cavalcanti, 2011. Disponível em: <http://ppppppppppppcavakcabt.blogspot.com/2011/10/cordelista-paulo-tarciso-lanca-o-livro.html>. Acesso em: 21 de junho de 2022||

[...2012...]

*16 de Dezembro: Criação do Grupo de Leitores Cyl Gallindo, durante reunião realizada na Biblioteca Pública Municipal Graciliano Ramos.

[...2013...]

*04 de Fevereiro: Faleceu em João Pessoa-PB... Cícero Amorim Gallindo (Cyl Gallindo) - escritor, sociólogo, jornalista, poeta, contista, cronista e conferencista brasileiro..

*27 de Julho: Faleceu em Arcoverde-PE... Manoel Dantas Loiola (Cangaceiro Candeeiro).

*29 de Agosto: Realização do 1º Expressa Buíque - Sarau com música, intervenções teatrais e poesia (na Praça Major França)... Organizado pelo Grupo de Leitores Cyl Gallindo.

[...2014...]

*30 de Janeiro: Lançamento do livro "Inconstitucionalidade Latente do STF na Questão do Casamento Homoafetivo", do escritor buiquense Manoel Modesto de Albuquerque Neto, no Clube Municipal de Buíque.

*15 de Outubro: Lançamento do livro "Essência", da escritora pedrense/buiquense Irivanize Albuquerque, na Biblioteca Pública Municipal Graciliano Ramos.

*05 e 06 de Dezembro: Realização do 2º Expressa Buíque - Sarau com música, intervenções teatrais e poesia (na Praça Major França)... Organizado pelo Grupo de Leitores Cyl Gallindo.

[...2015...]

*20 de Maio: Lançamento do livro “Venha a Nós o Teu Reino”, do escritor Edvaldo Bezerra, no Salão de Eventos da Escola Engenheiro Klaysson de Freitas (Recreação Infantil), as 19h00, organizado pelo Sesc Ler Buíque.

*19 de Novembro: Lançamento do livro "Chamas Torrenciais de Minh'alma", do escritor buiquense Manoel Modesto de Albuquerque Neto, no Auditório da Pousada Santos.

*21 de Dezembro: O prefeito de município de Buíque, Jonas Camêlo de Almeida Neto, sancionou a seguinte Lei nº 338/2015, declarando de utilidade pública, a Academia Buiquense de Letras e das Artes - ABLA, entidade academicista cultural sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob o nº 21.407.167/0001-41.

[...2016...]

*26 de Novembro: Lançamento do livro "Eu Verso, Tu Poesia", da escritora buiquense Márcia Marina Azevedo Freitas, no Auditório da Pousada Santos.

[...2017...]

*12 de Janeiro: Faleceu em Monteiro-PB... Isabel Marques da Silva (Zabé da loca) - Pifeira buiquense, representante cultural da cidade de Monteiro-PB.

*Maio: Foi realizado pela Secretaria de Turismo, Lazer, Cultura e Esportes de Buíque, em parceria com o blog Choque Cultural Buíque, o 1º Concurso Municipal de Literatura de Cordel.

*24 de Agosto: A Câmara Municipal de Vereadores de Buíque - Casa Vereador Jorge Domingos Ramos, aprovou o Projeto de Lei do vereador Elson Francisco e Silva, instituindo o Dia Municipal de Combate ao Preconceito Linguístico, o qual será comemorado anualmente no dia 05 de março.

*02 de Outubro: O prefeito do município de Buíque, Arquimedes Valença, sancionou o Projeto de Lei nº 377/2017, instituindo o Dia Municipal de Combate ao Preconceito Linguístico, comemorado anualmente em 05 de março.

[...2018...]

*28 de Setembro: Lançamento do livro "Pão, vinho e poesia", do escritor buiquense Paulo Tarciso Freire de Almeida, no Auditório da Pousada Santos.

*14 de Dezembro: Lançamento do livro "Catador de Ilusões", do escritor buiquense Manoel Modesto de Albuquerque Neto, na Biblioteca Pública Municipal Graciliano Ramos.

[...2021...]

*20 de Março: Lançamento do livro "Deus Tem Fome", do escritor buiquense Alan Silva, na Biblioteca Pública Municipal Graciliano Ramos.

*20 de Maio: Lançamento do livro "Enquanto Deus Dormia", do escritor buiquense Manoel Modesto de Albuquerque Neto, no auditório da Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Gallindo.

*14 de Outubro: Lançamento do livro "A Maravilhosa Graça de Deus na Antiga e na Nova Aliança", do escritor buiquense Paulo Tarciso Freire de Almeida, no auditório da Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Gallindo.

Comentários