Dicas de Leitura: "SE AGOSTINHO NETO NÃO FOSSE POLÍTICO", Ensaio do escritor Beni Dya Mbaxi, em homenagem ao POETA MAIOR

Por: Beni Dya Mbaxi*

42 anos após a morte do poeta maior. - Agostinho Neto, Manguxi, cresci ouvindo que foste o primeiro presidente e poeta maior da minha linda pátria Ngola depois então República Popular de Angola,mas dava-se mais ênfase ao primeiro presidente, então, achei te ter na minha concepção como o primeiro presidente, ouvi que morreste muito cedo. Que pena! Neto Vakwee. Mas, tive oportunidade de ouvir que se doaste para ver Angola independente. A primeira oportunidade que tive, ouvi o teu poema "Caminho do mato" e depois o "Contratados", mas confesso que na minha concepção,  eras ainda o primeiro presidente e nunca o poeta maior, mas quando cheguei à universidade, encontrei o outro Neto, o Neto Poeta e não o político. Nas aulas de literatura, pude perceber que existiu um verdadeiro nacionalista, aquele que viu os musseques como o seu mundo, aquele que espalhava as dores dos contratados nas estrofes, aquele que lutou em descobrir Ngola, o homem que se fez  quintandeiro para vender a liberdade aos seus irmãos, aquele que suportou as dores nas horas difíceis quando partiu deixando suas  mães negras. Agora, vai a minha pergunta.

 - Se o Neto não fosse político? Ah! Ngana Nzambi, Cikalengo!

Se o Neto não fosse político, às suas poesias seriam sobre as belezas que a nossa terra carrega, quem sabe seria um pouco mais ousado, escreveria sobre as curvas dos corpos esbeltos de todas Marias Eugênias que se cruzavam com ele, se Neto não fosse político, escreveria os sorrisos largos do povo que nunca sentiu na pele a escravidão e a guerra, se Neto não fosse político, não teria a necessidade de fugir um mundele e um irmão do partido oposto e nem precisaria de exílio para se sentir livre, se Neto não fosse político, teríamos os poemas mais lindos sobre Icolo Bengo, se Neto não fosse político, eu não teria o poema "Crueldade" como o meu favorito, se Neto não fosse político, não teríamos que anunciar à nossa independência no dia 11 de novembro de 1975, se Neto não fosse político, Eu apenas conheceria o poeta maior e não o primeiro presidente, se Neto não fosse político, teríamos apenas a esperança não necessariamente a sagrada, apenas teríamos a ESPERANÇA de um povo alegre por ter um POETA MAIOR. 

SOBRE O POETA MAIOR: 

António Agostinho Neto político, médico e poeta. Nascido em 1922, foi o primeiro presidente da República Popular de Angola. Desde cedo um opositor do domínio colonial português, foi por várias vezes detido em Lisboa, onde foi estudante universitário, e em Cabo Verde. Em 1962, fugiu para Marrocos, onde se juntou ao movimento de libertação no exílio. No mesmo ano foi eleito presidente do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA). Nessa qualidade, proclamou, a 11 de Novembro de 1975, a independência do país. Colaborou em várias revistas, jornais e publicações culturais e publicou diversos livros, dos quais se destacam o seu primeiro livro, Náusea (1952), Quatro Poemas de Agostinho Neto (1957), Com os Olhos Secos (1963) e Sagrada Esperança (1974). Recebeu o prémio Lótus (1970) e o Prémio Nacional de Literatura (1975). Morreu em aos 10 de Setembro de 1979, na Rússia.

Voltaremos nas próximas oportunidades com mais Dicas de Leituras. Quem lê, é um bom EMISSOR.

*Beni Dya Mbaxi, pseudônimo de Bernardo Sebastião Afonso. Jovem Escritor Angolano, nascido em Luanda, aos 28 de Maio de 1997, estudante universitário no Curso de Língua Portuguesa e Comunicação, na Universidade Metodista de Angola.

Comentários