ODISSEIA DA ZUNGUEIRA, do Escritor Angolano Henrique Sungo é a DICA DE LEITURA da Semana

Por: Beni Dya Mbaxi*

Henrique Sungo angolano residente no Reino Unido a mais de 10 anos. Escritor, consultor de nutrição desportiva, psicólogo esportivo e instrutor de ginásio. tem escrito desde 2011, no entanto, seu primeiro livro foi publicado em 2017 o segundo em 2018 e o terceiro em 2020.

Sua formação educacional começou em Angola concluiu o PUNIV pré-universitário de ciência exactas em Luanda no princípio dos anos 2000. Depois imigrou para a Inglaterra, onde estudou na universidade de Plymouth e East Anglia.

A publicação dos seus três livros nomeadamente o - “Comer para funcionar e não pelo gosto” de 2016; - conto infantil “A esperança da Welwitshia” de 2018; - “Odisseia da zungueira” de 2020.

Levou-a algumas realizações notáveis e merecidas com alguns prêmios e distinções internacionais na Inglaterra como: - Troan charity prêmio Escritor do ano 2017; - Troan charity prêmio Escritor da Comunidade 2018; - Muxima e Eventos Reconhecimento pelo Contributo na comunidade 2018; - África is More internacional Premiação Melhor Escritor 2019. 

Um documentário lançado e nomeado internacionalmente. - LAHFF premiação internacional de melhor documentário de curta metragem 2020 e aparições em algumas revistas locais assim também como palestrante e moderador. 

O seu sucesso vem de muito anos atrás, relembrar que já foi o segundo classificado do mister Angola 2002, figurino de novelas, modelo da antiga agência Mango’s que na altura era uma agência internacional.

SOBRE O LIVRO: 

É um livro artístico com 115 páginas, onde podemos ver fotos, que ilustram as realidades das zungueiras e zungueiros, ambos em diferentes idades. O escritor foi tão profundo em relatar anatomia da zunga. O livro traz relatos e experiência vividas por alguns zungueiros (as), que se disponibilizaram em abordar os acontecimentos da zunga. Muitos deles soltaram algumas frases marcantes como esta " Zungar é muito cansativo" e outras foram mais chocantes.

MINHA OPINIÃO DO LIVRO: 

Começo por parabenizar o escritor Henrique Sungo pela coragem e ousadia, por falar de um tema muito pertinente e a coragem de trazer depoimentos de alguns zungueiros e zungueiras e também pelas fotografias, que mexeram comigo e principalmente das zungas infantis.

O livro tem uma linguagem simples, dá para percepção de todos. Aconselho-vos em lerem este magnífico trabalho que ilustra a realidade angolana.

Voltaremos nas próximas oportunidades com mais Dicas de Leituras.

*Beni Dya Mbaxi, pseudônimo de Bernardo Sebastião Afonso. ovem Escritor Angolano, nascido em Luanda, aos 28 de Maio de 1997, estudante universitário no Curso de Língua Portuguesa e Comunicação, na Universidade Metodista de Angola. 

Comentários