O livro “A aranha que tecia letras”, de Mbundi Kupepisa é a nossa Dica de Leitura


Em cerca de 24 textos, dispostos em dois géneros (subgéneros) – contos e crónicas, tecidos pelo autor, nos é apresentado um leque de temas vividos na nossa sociedade angolana e não só. 

A obra denuncia com destreza muitos vícios e hábitos macabros da nossa sociedade que se escondem e passam em branco aos nossos olhos por tabus e ignorância. Em cada texto é possível notar a fraqueza da população em preservar em grande medida alguns princípios morais que, de certa forma, poderiam diminuir os males e a corrupção das almas. Mbundi, com sua mestria, trouxe diversos tipos de narradores, desde os hétero aos homodiegéticos, e ambos com um realismo e preocupado em alertar a necessidade de mudança e introspecção social relativamente aos nossos vícios. 

Mais do que uma obra, é uma aventura moralista indireta pelas introspecções concernente ao modus vivendi da nossa sociedade e o que pretendemos com o futuro da mesma.  O realismo do Mbundi é incomensurável, fascinante e simples pela forma como conduziu-nos nas entrelinhas de tamanha obra de arte.  Em cada texto, uma realidade, em cada realidade um aprendizado. 

É recomendável para todos os amantes de boa literatura.

Mbundi Kupepisa é bisneto de Tchivela – antigo maquinista dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB) de 1918, do Cubal e Mbimbi Kambaya, neto de Rosalina Nana e Matoca Kambundi, do lado paterno; é tetraneto de Mbundo, trineto de Ndjauka e Tchambi, bisneto de Kwayela e Kahamba e neto de Kuyomba e Ndondi, da parte materna. É angolano, nascido em Benguela, em Maio de 1994. Livreiro e Escritor «Cronista, Contista e Ensaísta». É fundador da ASHAS – Associação Semeadores de Harmonia Arte Solidária , cujo projecto de bandeira foi o “Projecto Caricas”, que esteve em destaque de 2015 a 2017, realizando actividades filantrópicas. É co-fundador da Ociñi Editora, onde é o Editor-Chefe.  Membro – fundador da Associação Ondjango Literário – Biblioteca Comunitária, onde Coordena o Projecto “Otchoto – Oficina Cultural”, que visa fazer enraizamento cultural à juventude.

Foi mais uma nossa sugestão de leitura, portanto, voltaremos nas próximas oportunidades com mais uma sugestão. “Quem lê, é um bom emissor”.

Choque Cultural Buíque e Beni Dya Mbaxi

O "Choque Cultural Buíque" é um blog brasileiro dedicado a promover a literatura, cultura e artes em geral. Beni Dya Mbaxi contribui regularmente com dicas de leitura e outros conteúdos literários, ajudando a fomentar a negritude e a diversidade cultural através de suas colaborações. O blog também serve como uma plataforma para destacar obras e autores de várias partes do mundo, criando um espaço de intercâmbio cultural e literário.

Beni Dya Mbaxi é, portanto, um exemplo de jovem escritor que, através de seu talento e dedicação, não apenas contribui para a literatura angolana, mas também promove a cultura africana em uma escala internacional.

Comentários

  1. Muito obrigado por publicarem este conteúdo sobre o meu livro 🥰

    ResponderExcluir

Postar um comentário