* Livro: A ultima Masoxi
* Gênero: Romance
* Autor: Beni Dya Mbaxi
* Editora: J.E.Z
* Páginas: 45
* Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Beni Dya Mbaxi Nasceu a 28 de Maio de 1997 no município das ingombotas província de Luanda, concluiu o ensino médio na Escola Óscar Ribas no curso de Ciências Económicas e jurídicas em 2014,Bacharel no curso de Língua Portuguesa e comunicação pela faculdade de Ciências Sócias da Universidade Metodista de Angola. Autor de 5 livros: "A menina da burca", "Quando não olhas para atrás", "Musseque e outras Reflexões" e "Pensar fora da caixa."
SINOPSE:
O livro, narra a história de Masoxi, uma mulher que esta dentro de um convento, dando o seu testemunho perante a um padre, masoxi conta tudo aquilo sem pudor, o que sofreu na sua infância até adolescência, por parte do seu suposto padrasto, desde o abuso sexual, maus tratos, perseguições, torturas, físicas e psicológicas, Masoxi também relata sobre o assassinato de sua mãe e do seu filho, por parte do mesmo. Mas a história segue um outro rumo quando ela consegue fugir das mãos do seu padrasto.
OPINIÃO INQUIETA
É um livro interessante, tudo indica que a história vai continuar, pôs deixa indícios, apesar de se tratar de uma obra ficcional, penso que não é um livro que deve ser avaliado em termos literários por envolver varias causas e temáticas, sendo pedofilia á principal. Beni o autor nos leva a realidade entre
a vítima e o abusador, descrevendo de maneira profunda, características, emoções, e relações primordiais, fazendo ligações com a narrativa. Uma das coisas que deixa o leitor repulso, é a maneira que o autor descreve a fúria assassina, e homicida da masoxi.
"Tinha uma vontade de acabar com ele. Desde que o meu padrasto acabou com a vida do meu filho, só me apetecia acabar com ele também." (A última Masoxi [pág. 34]).
O texto acima extraído do livro, mostra que a fúria homicida ou assassina ela não tem origem no presente, ela tem origem no passado. Masoxi foi acumulando, tudo aquilo que passou na infância, e com o tempo, veio a explodir.
"Foi assim que vi um pedaço de lâmpada, decidi pica-lo no pescoço. Senti ele apertando tão forte o meu pescoço, era o ultimo esforço da sua miserável vida que não passou de abusar uma criança de 11 anos de idade, que agora estava na frente, com 17 e a terminá-lo a vida." (A ultima masoxi [pág. 35]).
Temos aqui no livro uma cena Inquietante, quando o assassino é uma pessoa melhor do que a vítima. Ninguém nasce mau, nenhum filho é capaz de odiar o pai, se antes o pai não odiar ele. Tudo que foi escrito neste livro, foi abordado com grande sensibilidade, que o assunto merece, sem muito detalhe, uma das particularidade que faz prender o leitor.
* Aconselho a lerem, pois é uma daquelas "Leituras Indispensáveis".
Comentários
Postar um comentário