Por: Beni Dya Mbaxi*
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu no dia 19 de abril de 1886, no Recife, Pernambuco. Aos dez anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou no Colégio Pedro II entre os anos de 1897 a 1902. Mais tarde, formou-se em Letras.
Em 1903, começa a estudar Arquitetura na Faculdade Politécnica em São Paulo. No entanto, abandona o curso pois sua saúde fica frágil. Diante disso, procura curar-se da tuberculose em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Suíça, onde permanece durante um ano. De volta ao Brasil, em 1914, dedica-se a sua verdadeira paixão: a literatura. Durante anos de trabalhos publicados em periódicos, publica seu primeiro livro de poesias intitulado “ A Cinza das Horas ” (1917).
Os versos de Estrela da Manhã marcam uma nova fase do autor, a terceira; na sua primeira, ele adere ao modernismo, em 1924; na segunda (1930). Nesta obra, o eu lírico expressa aventuras, saudades, tristezas, amor e desamores. É um livro com uma linguagem simples e fácil de entendimento.
Aconselho-vos a lerem este clássico da literatura brasileira. Voltaremos nas próximas oportunidades com mais dicas de leituras.
*Beni Dya Mbaxi, pseudônimo de Bernardo Sebastião Afonso. ovem Escritor Angolano, nascido em Luanda, aos 28 de Maio de 1997, estudante universitário no Curso de Língua Portuguesa e Comunicação, na Universidade Metodista de Angola.

Nenhum comentário:
Postar um comentário