António Jacinto do Amaral Martins nasceu no Golungo em 28 de Setembro de 1924 e realizou seus estudos liceais em Luanda. Foi empregado de escritório e técnico de contabilidade. Destacou-se como poeta e contista da Geração Mensagem e, como membro do Movimento de Novos Intelectuais de Angola, tendo colaborado com produções suas em diversas publicações nomeadamente "Notícias do Bloqueio", "Itinerário", "O Brado Africano" Por questões políticas foi preso em 1960 sendo desterrado para Campo de do Tarrafal, em Cabo Verde, onde cumpriu pena até 1972, ano em que foi transferido para Lisboa sendo-lhe imposto o regime de liberdade condicional, por cinco anos. Em 1973 evadiu-se de Portugal e foi para Brazzaville, onde se juntou à guerrilha do MPLA.
Após a independência de Angola foi co-fundador da União de Escritores Angolanos, e participou activamente na vida política e cultural angolana, sendo Ministro da Cultura de 1975 a 1978. Ganhou vários prémios, nomeadamente o Prémio Noma, Prémio Lotus da Associação dos Escritores Afro-Asiáticos e Prémio Nacional de Literatura. Em 1993, o Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD), instituiu em sua homenagem o “Prémio António Jacinto de Literatura”.
O livro FABULA DE SANJI foi escrito em 1988 é composto por 8 narrativas na maior partes marcadas por aventuras e saudades que o autor sentia da sua terra Gulongo. Na primeira narrativa DIKOLOMBO E NGANDU o autor narra a fabula do jacaré e a galinha, a luta para saberem porque eram irmãos, e na segunda; A FESTA DE FAMÍLIA DE XANGA OLIVEIRA; fala sobre a época de natal. E na terceira CHUVA NO TERREIRO descreve como era aqueles tempos chuvosos. E assim segue o autor narrando.
Aconselho-vos a lerem este maravilhoso livro infantil do grande Escritor Angolano António Jacinto. Na próxima, voltaremos com mais Dicas de Leitura.
*Beni Dya Mbaxi, pseudônimo de Bernardo Sebastião Afonso. Jovem Escritor Angolano, nascido em Luanda, aos 28 de Maio de 1997, estudante universitário no Curso de Língua Portuguesa e Comunicação, na Universidade Metodista de Angola.
Comentários
Postar um comentário