Por: Beni Dya Mbaxi
Olá amigos, amantes de leituras, hoje, a nossa dica de leitura vem de África na zona Austral, literatura Angolana. Falaremos do livro de um escritor Clássico Angolano conhecido como UANHENGA XITU, pseudônimo de Agostinho Mendes de Carvalho, nascido em 1924, Icolo Bengo-Calomboloca. Escritor já falecido, também já foi Ministro da Saúde e membro da União dos Escritores Angolanos. Vamos falar do seu conto escrito em 1974 intitulado "A BOLA COM FEITIÇO". Um conto muito interessante marcado por algumas expressões de língua nacional Angolana KIMBUNDO.
O autor narra estória de uma partida de futebol entre duas sanzalas conhecidas como Sanzala do Nganga Zuze e a Sanzala de Calomboloca, ambas vão aos seus respectivos Quimbandas (feiticeiros) para obterem vitoria, o prêmio desta partida tão famosa era dois leitão e na maioria dos jogadores eram camponeses. O jogo foi tão espalhados de boca à boca que a Sanzala do Nganga onde se passou o jogo ficou repletos de visitantes, mas os mais velhos daquela aldeia não acreditavam muito no futebol,fazia tanto tempo que já não se praticava um bom futebol naquela sanzala, mas a fama os fez irem ao estádio.
Na equipa dos calomboquenses tinha atletas religiosos e sabemos que o feitiço não se dá com homens de Deus. Portanto, a partida terminou em confusão e alguns mais velhos da sanzalas e outros que entendiam de prática de FEITIÇO, alegavam que quando se envolve muito FEITIÇO, onde tem homens de Deus, a partida termina sempre em confusão, foi assim que terminou aquele jogo que foi tão espalhados que obrigou vir adeptos de Malanje e de Luanda.
Hoje, falamos de um conto tradicional angolano, do Escritor Uanhenga Xitu, autor de várias obras como; Mestre TAMODA, VOZES NA SANZALA KAHITU E MANANA. Na próxima sexta-feira nós voltaremos com mais DICAS DE LEITURA com o Escritor Beni Dya Mbaxi.
Comentários
Postar um comentário