Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

De Sertânia para o Mundo: O Renascimento do Algodão Orgânico e a Viagem à Alemanha


Sertânia, no Sertão do Moxotó, está resgatando sua era de ouro agrícola, mas com uma roupagem moderna e sustentável. Após o colapso do cultivo de algodão nos anos 50, 60 e 70 devido à praga do bicudo, a cultura renasce pelas mãos da agricultora familiar Joana D’arc, do Sítio Cacimbinha.

Como presidente da Associação de Agroecológica, Joana lidera um projeto que já envolve 36 famílias vivendo exclusivamente do algodão orgânico. O diferencial competitivo foi comprovado por estudos: em uma análise de solo realizada em sete estados do Nordeste, a terra de Sertânia foi classificada como a mais fértil, conforme relatado no documentário "Sertão Fértil". Filme do Cineasta e escritor Josessandro Andrade. 

Hoje, o controle das pragas é feito de forma biológica com armadilhas naturais. Além do "ouro branco", Joana diversificou a produção com a policultura de gergelim e amendoim (produzindo óleos e pastas), contando com o apoio da Diaconia para a comercialização online. 

O sucesso chamou a atenção do Governo da Alemanha, que convidou a agricultora para representar Sertânia na Feira Mundial da Agricultura Familiar. Na bagagem, Joana leva o sabor e a fibra do Sertão para o mercado europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário