O sertão em festa: quando o poeta Josessandro Andrade completa mais um verso de vida


O Poeta Josessandro Andrade completou no último dia 22 de outubro idade nova. Ele que é também compositor, autor teatral, cordelista, professor e jornalista está vivendo um dos melhores momentos da sua vida.  Ainda comemorando o fato de que em 2025 sua carreira como artista da palavra deslanchou a nível internacional, recentemente completou 5 anos de relacionamento com sua esposa, a Artista Maria Helena, e hoje festeja também a presença em Sertânia de sua mãe (também Maria Helena), na casa dela, já há alguns dias na Ladeira de Francisquinho (onde o poeta nasceu e foi criado). E foi com elas que Josessandro passou o dia, onde recebeu mensagens dos amigos, familiares, filhos, e recebeu homenagens dos artistas e personalidades da cultura. Ainda tirou um tempo para visitar o Poeta José Carneiro, “A Lenda do Verso Livre”, de quem é amigo pessoal, e escreveu a orelha do livro “Alguma Poesia”.

Entre as tantas homenagens recebidas por Josessandro Andrade, está a do poeta embolador Castanha, representando a dupla de emboladores repentistas Caju e Castanha. Também o “Forrozeiro poeta “ Luiz Wilson, cantor, compositor e poeta , seu primo (vídeos).  Também do Poeta Luiz Cláudio Gondim , sertaniense residente no Recife, da artista plástica seraniense Carmen Pereira (Cacá Pero), radicada em São Paulo-SP, Duval Brito (Paulo Afonso –BA), além do  pessoal da ACORDES – Associação Cultural de Sertânia e da SAPECAS- Sociedade dos Poetas, Escritores , Compositores e Artistas de Sertânia, e poetas, escritores e compositores de várias partes da região, do Brasil e do Mundo.

Este ano, em Março, conquistou o Prêmio Suisse Excelence Literature Netwoork., no Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça, com o seu livro “A roda do escárnio”. Em abril, Josessandro teve dois poemas seus inseridos no Mural Artístico em azulejos, do Teatro Municipal Mário Lago (Saquarema-RJ), ao lado de versos de Chico Buarque, Conceição Evaristo, Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Fernando Veríssimo, entre outros.  Também em abril, ocorreu o lançamento do Livro “Cem mejores poetas contemporâneos”, e Josessandro foi um dos selecionados para esta antologia, com seu poema “O Reino encantado de Jeritacó”,  juntamente com obras de Castro Alves, Pablo Neruda, Carlos Drumonnd de Andrade, Vinícius de Moraes, Clarice Lispector, Mário Quintana, Cora Coralina, Paulo Lemininsk e outros mais, lançada na Feira do Livro de Buenos Aires, Argentina, em edição em espanhol. Durante o mês de maio e junho foram lançadas duas músicas nas quais Josessandro Andrade figura com um dos autores em parceria: “Minha Rainha”, xote de Luiz Wilson e Josessandro Andrade, cantada por Luiz Wilson, e “Princesa do Moxotó”, um baião de Duval Brito e Josessandro Andrade, na voz de Vasconcelos de Sertânia. No mês de agosto esteve sendo o entrevistado do podcast “O Nó da questão”, do escritor Manoel Modesto, falando sobre sua obra. Já em Setembro e outubro está sendo realizada no Museu Nacional da Literatura, em Buacareste, na Romêmia, a EXPORomênia, exposição de poemas em placas de PVC, de poetas de várias partes do Mundo, de forma bilíngue em Romeno e Portugês. Ainda neste meses estão sendo lançados os livros antologias “Conexão Portugal e Alemanha” (em alemão –português), “Brasil de todos os cantos” ( em romeno), “percorrendo o mundo” (em português), para os quais foi convidado para ter poemas seus nas páginas dos mesmos. Ainda no início deste mês foi escolhido como atração especial para a abertura do Fórum Internacional de Literatura e Cultura, no Encontro Internacional de autores, e logo em seguida para o Sarau Inaugural FILC –Letras, Sons e  Encontros globais, com escritores ,  poeta e artistas de doze países, em fomato presencial e online, direto de Genebra, na Suiça.  O  blog e jornal  argentino “LAS VOZ DE LOS BARRIOS” (Buenos Aires) vem destacado sua atividades na literatura e no cinema.

Ainda este ano de 2025 estará saindo a segunda edição do seu livro “A roda do escárnio”, agora pelo selo da FILOS editora, com nova capa, orelhas, diagramação  e edição revista. Sobre este trabalho ainda este ano concedeu entrevista a Revista “Divulga escritor” (João Pessoa-PB). “Estamos muito felizes e agradecendo sempre a Deus, por tantas bênçãos em nossa vida”, concluiu Josessandro Andrade.

**************

Homenagens


Meu grande poeta,

O mar se agita com tanta alegria 
A noite de sonhos se torna repleta 
Estrelas reluzem brilhos diferentes 
Os céus comemoram de forma completa 
Tudo acontece poeticamente 
O planeta galha um novo presente 
No dia em que nasce um grande poeta!
Minhas felicitações, meu querido poeta!

(Luís Gondim Recife-PE))


“Esse é o meu querido Sandro.Hoje completando mais um ano na sua jornada. Evolução e sabedoria, juntos de mãos dadas.  O Senhor Deus permita o garoto sorrisão  viver o dobro  mais. Meu poeta  Josessandro  parabéns “

(Carmen Pereira, artista plástica, São Paulo-SP)

************

PARABÉNS, POETA PARCEIRO!!


Ele é mais que um parceiro musical, é um dos principais promoventes e incentivadores da minha caminhada e trajetória de vida, até porque tornou-se um "primo" e está sempre muito próximo da nossa Família!!!

Não bastasse, e não são só palavras minhas, é o maior divulgador dos artistas de Sertânia, bem como da história mais recente da nossa Cidade. 

Eu teria muito a descrever sobre ele, que inclusive escreveu as páginas iniciais do meu Livro Minha Terra, Minha Gente, Minha Vida e esforçou-se para manter o PROGRAMA Casa dos Poetas no ar na  Rádio Sertânia FM, que como ele diz: É filho do Pintando o SETE...

Mas enfim, não vou fazer um grande relato, hoje é seu Aniversário, mesmo data do meu saudoso irmão, Naldo.  Eu estou aqui para desejar-lhe felicidades e muita inspiração. Avante, Poeta!

VIVA... VIVA...  VIVA!!!!

Josessandro Andrade 

22/OUTUBRO/2025

***********

Primo Josessandro Andrade 
Receba meus parabéns 
Com votos de saúde e paz
Sucesso e muitos bens
Inspiração e amigos
Muito mais que os que já tens

Duval Brito (Paulo Afonso –BA)

Salve 22/10/2025

****************

Ao Poeta anarquista Josessandro Andrade 
Rastro de Estrelas e Rebeldia

Nasceu sob o outubro dos anos de chumbo,
onde a Liberdade,exilada, mordia as próprias mãos.
Da semente de José e Maria Helena,
ergue-se a ponte entre o Sertão e o Agreste:
Sandro,o poeta.

Seu verso é um rastro de estrelas libertárias,
um mapa anarquista desenhado no asfalto.
Professor-alquimista
Transforma o chão em voo,
sua arte voraz é o grito que restaura
o nome de cada coisa à sua luz primeira.

************

Hoje é dois aniversários 
Meus parabéns em excesso 
Pra JOSESSANDRO em Sertânia 
O poeta que faz verso 
E NALDO que está no céu 
Morando em outro universo.

(Andrade de Sertânia/ Jacildo/ Vitória da Conquista BA).

Comentários

  1. Gratidão imensa Poeta Leonardo Silva. O Choque cultural é o espaço do Artista do Sertão do Moxoto Ipanema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário