Por: Josessandro Andrade
A Feira da Agricultura familiar do Assentamento Cacimbinha é um importante espaço em forma de evento, que tem um conjunto de agricultores e criadores expondo seus produtos. Desde caprinos, ovinos, galinhas e ovos de capoeira, mudas de pimentão, capina, entre muitos outros. Além do encontro, dos diálogos, troca de informações, ideias e projetos.
A Feira do Assentamento Cacimbinha foi iniciada há seis anos, através do incentivo do projeto assentamentos produtivos da Diocese de Pesqueira-PE, Sertão do Moxotó-Ipanema, por intermédio do Diácono Geovane Bezerra Feitosa, que é militante de referência na trajetória dos movimentos populares de Sertânia. Todo ano, no dia de Nossa Senhora Aparecida, a Feira é realizada, meio-dia é feita a celebração da palavra pelo diácono Geovane. Após a celebração acontece bingos e apresentações. O evento é feito com parcerias com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho de Desenvolvimento Rural, do Vereador Antônio Henrique (Fiapo) e da ex-vereadora Rita Rodrigues (ambos do PSB). A Prefeitura de Sertânia sempre foi parceira, mas este ano não apoiou. As tendas são armadas para os agricultores comercializarem os seus produtos. “A feira a cada ano cresce mais e é um sucesso cada vez maior”, afirma Joana Dárc, que é uma das lideranças que organiza. A Direção do Sindicato, tendo a frente o companheiro Severino Gomes (Bidoia) marcou presença em massa, juntamente com os parceiros apoiadores. O Canal Sertão, de Mano Amigo (Custódia-PE) fez a cobertura do evento.
A Feira teve visitantes de Arcoverde, Custódia, Sertão do Moxotó-Ipanema, e de Carnaíba, Sertão do Pajeu, da Prefeita sertaniense, Secretários e assessores. Como podemos ver, esta feira é de suma importância no contexto regional para a economia e agricultura da nossa gente. Tem de ser apoiada, pois “é vital para a geração de renda e trabalho pra essa área e outras áreas da zona rural de Sertânia e da região”, defina José Monteiro (Bó), ativista histórico dos movimentos socais e sindicais de Sertânia, presente no evento.
Para quem não sabe, hoje, a zona rural de Sertânia produz itens até para o para o Mercado livre, na internet. Joana Darc, que participa do nosso Filme “Sertão Fértil” como Produtora de Algodão orgânico em Sertânia, presidente da Associação Agroecológica, residente no Sítio Cacimbinha, zona rural de Sertânia está stá produzindo gergelim orgânico, pasta de amendoim e óleo de gergelim, que já está sendo vendido pelo Mercado livre. Recentemente o ABTV (TV Asa Branca/Rede Globo), fez reportagem com ela, inserida no consórico de culturas, que é cultivo de várias culturas numa terra só gerando renda. Está ganhando o mundo, e seus produtos saíram exatamente desta feira. Sertânia campeã de fertilidade no Projeto Algodão orgânico agora tem também mais estes produtos da Agroecologia e da agricultura familiar. Parabéns pra ela, Joana Darc, pra Agricultura familiar e pra Sertânia.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário