Por Cláudio Raul
Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Gênero: thriller
Editora: Ática
Número de Páginas: 256
Ano de Publicação: 2009
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Frequentou a California Polytechnic State University, em San Luis Obispo, tendo desistido no seu primeiro ano, para prosseguir a sua carreira como escritor. Casou-se com Joan Marie em 7 de setembro de 2002. Trabalhou em diversos locais, inclusive como vendedor numa loja de sapatos, em bibliotecas e livrarias.
SINOPSE:
Clay Jensen encontra uma caixa misteriosa ao voltar da escola, uma caixa com várias fitas cassetes. Quando decide escutá-las, ele percebe que as gravações foram feitas por uma de suas colegas da escola, que cometeu suicídio duas semanas antes. Na fita, ela explica os motivos que a levaram a cometer o suicídio. Sabendo que ele é uma das pessoas envolvidas nessa situação, a partir daquele momento começa um jogo de quebra-cabeça para Clay.
MINHA OPINIÃO:
Até agora, é o livro de gênero thriller que mais me deixou de rastos. O livro não é apenas para entretenimento, mas também educa. Jay Asher aborda temas como suicídio e bullying de forma detalhada. A escola, nos últimos dias, já não é um lugar seguro, até mesmo para nossos filhos. As relações entre os colegas de sala de aula nunca foram tão tóxicas como nos últimos tempos. O autor nos alerta sobre a importância de estarmos cientes do estado emocional dos nossos filhos na escola. Muitas vezes, eles chegam cansados e, na maioria das vezes, nem comunicam como foi seu dia. O caso de bullying ainda é um assunto patente em nossa sociedade. Cada vez mais jovens vêm sofrendo em silêncio, como a nossa protagonista, Hanna Becker. É um livro difícil e pesado de se ler, com cenas que podem acessar gatilhos de uma infância difícil, assim como a minha. Mas, mesmo assim, recomendo.
Obs: Voltaremos nos próximos dias com mais uma Escritas Inquietas.
Comentários
Postar um comentário