A edição escolheu como tema “Migrações na atualidade: Chegaram pessoas. O que tenho a ver com isso?” e recebe até o dia 31 de maio inscrições de escolas públicas, de famílias agrícolas, comunitárias, pastorais, grupos e movimentos indicados pelas entidades membro que compõe o regional.
O principal objetivo da ação é estimular crianças e adolescentes, de 08 a 15 anos, a pensarem sobre os movimentos migratórios na atualidade e produzirem conteúdos, através das linguagens artísticas: poesias, crônicas, contos e desenhos. O resultado será a produção de uma publicação com a coletânea de textos e desenhos dos autores/as selecionados/as e premiados/as pela participação no concurso. Esse material será sistematizado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 e lançado, nas versões impressa e digital, no período de outubro a novembro de 2019, por ocasião das celebrações na Semana da Solidariedade. As escolas, grupos, organizações serão contempladas com um baú contendo livros de diferentes temáticas, um estimulo a cultura da leitura.
Toda a Rede Cáritas é chamada, desde 2017, a responder ao apelo do Papa Francisco, abraçando a “cultura do encontro”, fazendo uma proposta positiva diante da realidade atual na vida de imigrantes e refugiados, que ao chegarem no Brasil se deparam com xenofobia, preconceitos e diversas formas de violências.
Neste sentido, a Cáritas assume de forma mais comprometida, encorajar as pessoas a refletirem sobre os processos migratórios na atualidade, aproximando imigrantes, refugiados e comunidades que acolhem, com o objetivo de mudar corações e mentalidades, ressaltando um aspecto fundamental do fenômeno migratório, esquecido especialmente pela grande mídia: “O desafio da chegada de pessoas de outras culturas e mentalidades, portadoras de outros valores e não raramente também de outras religiões, como uma oportunidade de convivência, de novas relações interpessoais e de encontro”.
O concurso disponibiliza às Entidades Membros, materiais de leitura e sugestões de atividades de animação para subsidiar rodas de conversa, dinâmicas de grupos e oficinas, com as crianças e adolescentes sobre o tema.
CONTEÚDO PARA DOWNLOAD
Fonte: Cáritas Brasileira
Comentários
Postar um comentário