O Sesc Confluências atua no fomento à pesquisa, prática e difusão das artes visuais como uma incubadora artístico-cultural para o desenvolvimento de propostas que impulsionem novos fluxos poético-geográficos para a linguagem no Brasil. Em um país de extensão continental, a diversidade artístico-cultural tem proporções equivalentes. O amplo acesso à produção cultural é, portanto, essencial para garantir um sistema de arte democratizado nos seus contextos regionais.
Atuando principalmente fora dos eixos convencionados da arte, chamados grandes circuitos, o Sesc Confluências colabora para uma análise localizada da produção artística contemporânea, contextualizando-a nos fluxos, espaços, práticas, políticas, ideologias e tensões nacionais e internacionais. Lança mão, para isso, da reflexão coletiva e do intercâmbio de saberes, valorizando as diversidades e a singularidade das culturas regionais, convergindo a produção nacional contemporânea e fomentando as artes visuais de forma descentralizada.
Em encontros imersivos colaborativos, artistas, curadores, críticos, gestores culturais e estudantes de arte reúnem-se em laboratórios culturais com mediadores indicados pelo Sesc, para o desenvolvimento de um projeto coletivo de ação local. Além de encontros, o Confluências prevê, como suporte à imersão, cursos, palestras, oficinas ou outras consultorias indicadas pelos participantes.
Entre as ações produzidas pelo programa estão a organização de catálogos, exposições, seminários e residências artísticas. O projeto também gera informações que auxiliam o Sesc a promover a programação das artes visuais no Brasil, buscando ativar as cenas locais e fortalecer a linguagem no país.
Com esta convocatória, serão selecionados 80 agentes culturais, sendo 20 do estado de Alagoas, 20 do Maranhão, 20 de Minas Gerais e 20 de Pernambuco, para compor os respectivos grupos de trabalho de cada um dos estados.
Aos participantes selecionados que residem fora da cidade de realização das atividades, o Sesc oferecerá hospedagem, translado e alimentação. O laboratório conta com uma carga horária de 60 horas a se organizar, aproximadamente, em três fases.
Mais informações: AQUI
Inscrições: AQUI
Fonte: SESC.COM.BR

Nenhum comentário:
Postar um comentário