Aconteceu durante o dia de ontem (28/03) no Auditório da (AESA) Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, o VI Seminário de Práticas Interventivas Pedagógicas do PIBID, sendo muito proveitoso, uma troca de experiência enriquecedora, onde bolsistas, coordenadores e supervisores relataram em pequenos e minuciosos detalhes o dia a dia dos PIBIDIANOS nas escolas/sedes.
O Prof. Austriclínio Bezerra de Andrade Neto (Coordenador do PIBID Interdisciplinar - Buíque) enfatizou a troca de experiência como um ponto importante para aqueles alunos bolsistas que estão entrando agora e não tem noção de como é a vivência em sala de aula. Estamos aqui pra ver o que o outro está fazendo de melhor e nos inspirar com estas ideias.
O Seminário acontece uma vez por ano, sendo que existem eventos a nível regional e nacional, na maioria das vezes apenas para os coordenadores e supervisores. O professor revelou que gostaria de realizar um encontro em nível de estado, só com turmas de INTERDISCIPLINAR.
A Prof.ª Orlane Rosálie Nascimento Silva (Coordenadora Institucional do PIBID) nos contou que este projeto (seminário) começou com a Prof.ª Socorro e que ficou vislumbrada com tudo que estava acontecendo, sendo que antes era feito por grupos, tendo em vista a quantidade enorme de bolsistas, e com sua insistência este novo formato foi aceito, um ambiente multidisciplinar que agrega valores e todos saem ganhando com esta iniciativa, colocando o aluno/bolsista como protagonista da ação, um formador em formação, servindo de exemplo para os demais.
Existe uma expectativa de que no final do ano tenha outro seminário, pois a cada semestre se tem um trabalho de conclusão de atividades belíssimas e que precisa ser compartilhado.
O aluno Suetônio Junior (Distrito de São Domingos), conseguiu entrar no PIBID já no 2° período (2015/02), onde está muito feliz por poder aliar a teoria com a prática logo no começo do curso, partilhando do prazer em vivenciar uma sala de aula muito antes dos estágios. Este projeto modifica a maneira de pensar e agir, perdemos a timidez diante dos alunos, nos capacitamos para um dia voltar como professores concursados.
As Professoras Roseli Maria Gonçalves Monteiro de Britto, Izabel Cristina Izidoro de Souza Barbosa, Danielle Campos Vaz (Coordenadoras de Gestão Pedagógica) enfatizam que os alunos novatos precisam aprender com os veteranos, entender qual a essência do PIBID e com isso descobrir maneiras de interação na sala de aula. A Prof.ª Roseli informou que em maio vai haver um seminário organizado pela AESA e que o PIBID vai atuar mostrando os trabalhos realizados nas escolas, é o momento de expor na prática como estão sendo desempenhadas estas atividades.
Todos os coordenadores, supervisores e alunos estão de parabéns, acreditar é o primeiro passo para se realizar um bom trabalho em equipe, só assim agregaremos mais conhecimentos aos alunos das escolas/sedes. Cada apresentação mostrou quão diversificado é o ensino, seja ele na matemática ou na educação física, e que os novos PIBIDIANOS saiam dali motivados e confiantes na missão que terão pela frente.
MAIS fotos ABAIXO!!!
Excelente cobertura. Parabéns Leonardo e obrigada!!!
ResponderExcluirFoi um evento digno de aplausos. Todos os presentes exibiram trabalho excelentes e profissionalismo.
ResponderExcluir