Em respeito à tradição de matriz africana, fundamento da Associação Cultural Raízes do Sertão, o festival homenageia os Santos Cosme e Damião, que no sincretismo são as Divindades Ibejis — regentes da alegria, inocência e ingenuidade das crianças. A celebração inclui a distribuição de comidas típicas como pipocas e doces, reforçando a conexão cultural e religiosa.
As atividades do festival ocorrerão na Comunidade dos Canos, no bairro Sucupira, e contarão com a presença de intérpretes de Libras para garantir a acessibilidade a todos. Dentre as atrações de destaque, o evento terá a participação de grupos importantes da cultura popular arcoverdense, como o “Boi Cafuné” e o “Boi Maluvido”, agremiações carnavalescas de grande prestígio em Arcoverde, e o grupo Cambindas de Triunfo, que traz a tradição do Sertão do Pajeú. A programação também celebra talentos locais como o “Samba de Coco Erêmin”, formado por crianças da própria associação, e o multiartista Lucas dos Prazeres, guardião da cultura do Quilombo dos Prazeres. A procissão com as imagens de Cosme e Damião percorrerá as ruas de Arcoverde, acompanhada pela Banda de Pífano Santa Luzia.
O evento é uma realização da Associação Cultural Raízes do Sertão, que desde 2013 atua na periferia de Arcoverde, promovendo o debate sobre racismo, intolerância religiosa e desigualdades através de manifestações culturais e atividades socioeducativas. O 11º Festival Cosme e Damião conta com o incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado de Pernambuco, além do apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos de Arcoverde, Secretaria de Cultura de Arcoverde e Prefeitura de Arcoverde.
Para acompanhar a programação completa e todas as atividades, siga o perfil oficial da Associação Cultural Raízes do Sertão nas redes sociais.
Homenagem a Dona Lourdes
O 11.º Festival São Cosme e Damião com o tema “Tradição, Fé e Alegria”, presta justa homenagem à mestra Maria de Lourdes Bezerra Montenegro (1950-2025), uma das mais importantes mulheres da cultura pernambucana, que fez de forma incansável, o repasse do saber, compartilhando a cultura popular com o cantar, o dançar e o tocar coco. Muito canto ancestral e muita paixão pelo triângulo, instrumento que dá ritmo ao samba de coco. Uma pessoa imortalizada pela cultura: "Ela é hoje, amanhã e depois". De raiz afroíndigena, Maria de Lourdes (74 anos de idade) nasceu no Sertão de Pernambuco, em Custódia e cresceu e floresceu em Arcoverde, onde quis viver pelo resto da vida, onde veio a se “encantar”.
A Associação
Desde 2013, a Associação Cultural Raízes do Sertão atua na Comunidade dos Canos, localizada na periferia da cidade de Arcoverde, no sertão pernambucano. A Associação é formada por três grupos culturais: Maracatu Raízes do Sertão, Grupo Cultural de Matrizes Africanas Obá Aiyê e o Samba de Coco Eremin. O objetivo da Associação é promover o debate sobre o fim das desigualdades econômicas, do racismo e da intolerância religiosa através das manifestações culturais e atividades de caráter sócio-educativo.
Realiza diversas atividades em sua sede tais como oficinas de maracatu, coco, afoxé,capoeira, atividades sociais e aulas de reforço escolar e inglês, visando promover a cultura e educação popular para a comunidade.
A Associação Cultural Raízes do Sertão já realizou diversos eventos culturais como Sambada Solidária, Festival Coco para Crianças, Encontro de Maracatu, Sambada Popular de Cocos, Debates da Consciência Negra e contra o Preconceito Religioso, Festas de São Cosme e Damião e muito mais.
-gratuito-
Quando: 22 a 27 de setembro
Onde: Associação Cultural Raízes do Sertão
Rua Gonçalves Maia, n.º 199 – Bairro São Cristóvão
56503-410 – Arcoverde/PE
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário