Oficina de dança traz a Natureza e a Diversidade Religiosa para alunos de Arcoverde


Uma jornada lúdica e educativa pelo universo dos Orixás e sua profunda ligação com a natureza aguarda crianças de 8 a 12 anos em Arcoverde com a realização da oficina Dança para Erês - Elementos da Natureza. O projeto, que visa promover o respeito à diversidade religiosa através da expressão corporal, oferecerá aulas para três turmas com 20 alunos cada, contemplando estudantes de três escolas públicas do município.

Ministrada por José Almir dos Santos, conhecido como Babalorixá Pai Almir, professor de dança há mais de 30 anos e bailarino, figurinista e cenógrafo, a oficina mergulhará no fascinante mundo dos Orixás, desvendando sua conexão intrínseca com os elementos da natureza de maneira acessível e envolvente para o público infantil. As crianças serão guiadas em uma exploração criativa do sincretismo religioso, compreendendo de forma leve e didática a coexistência de diferentes crenças e a importância primordial do respeito mútuo. O aprendizado se transformará em uma grande brincadeira, onde a dança e a interação com os elementos naturais associados a cada Orixá estimularão a criatividade, a expressão corporal e o conhecimento cultural dos participantes.

Um dos fundamentos do projeto é desmistificar o preconceito contra as religiões de matriz africana e promover a compreensão das diferentes tradições religiosas, internalizando valores de tolerância, empatia e respeito.

O projeto Dança para Erês - Elementos da Natureza é uma realização da Associação Cultural Raízes do Sertão, com incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado, e parceria da Secretaria de Educação de Arcoverde. Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas através do Instagram: @associacao.cultural.raizes @maracaturaizesdo

Sobre a Associação Cultural Raízes do Sertão

Desde 2013, a Associação atua na Comunidade dos Canos, na periferia de Arcoverde, no sertão pernambucano. É formada pelos grupos culturais: Maracatu Raízes do Sertão, Grupo Cultural de Matrizes Africanas Obá Aiyê e Samba de Coco Eremin. Seu objetivo é promover o debate sobre o fim das desigualdades econômicas, do racismo e da intolerância religiosa, por meio de manifestações culturais e atividades sócio-educativas. A sede oferece oficinas de maracatu, coco, afoxé, capoeira, atividades sociais e aulas de reforço escolar. Já realizou eventos como: Sambada Solidária, Festival Coco para Crianças, Encontro de Maracatu, Sambada Popular de Cocos e Cineclubes. Debates da Consciência Negra e contra o Preconceito Religioso e Festa de São Cosme e Damião.


SERVIÇO
Dança para Erês - Elementos da Natureza
📅 De 12 a 30 de maio de 2025
🎯 Atividade exclusiva para alunos e alunas
⏱️ Carga Horária: 2 horas
💰 Gratuito

Locais e Datas:
Escola Municipal Adalgiza Cavalcanti (Vila São Francisco):
12 a 16 de maio, das 12h às 13h

Escola Municipal Ivany Rodrigues Bradley (Tamboril):
19 a 23 de maio, das 15h às 16h

Escola Municipal Manoel Lumba de Oliveira (Aldeia Velha):
26 a 30 de maio, das 14h às 15h

Comentários