Projeto OS MOVIMENTOS DA NATUREZA traz o incentivo à dança e à tolerância religiosa para as crianças


Oficina de Dança Popular será ministrada para alunos da rede pública de ensino de Arcoverde

Entre 14 de outubro e 02 de novembro de 2024, acontece em Arcoverde (PE) o projeto "Os Movimento das Natureza" para alunos e alunas da rede pública de ensino do município. Serão contempladas duas escolas, duas na zona urbana e uma na zona rural e a terceira turma para os participantes da Associação Cultural Raízes do Sertão, responsável pelo projeto.

A oficina será ministrada pelo professor de dança e Babalorixá José Almir dos Santos e dará ênfase aos passos e movimentos dos Orixás e sua relação com os movimentos da natureza., explicando para as crianças de forma lúdica sobre sincretismo religioso e a importância do respeito para com todas as religiões.

A metodologia das oficinas foi desenvolvida a partir da observação dos elementos da natureza e a relação que cada um desses elementos tem com um Orixá específico. "Trabalharemos os movimentos de Exu, Ogum, Oxossi, Oxum, Xangô, Iansã, Iemanjá e Oxalá, suas danças e quais elementos da natureza cada um representa. É um trabalho muito importante de ser realizado com as crianças, pois é de pequeno que ensinamos conceitos como respeito, tolerância e diversidade", explica o oficineiro José Almir do Santos.

A primeira oficina acontece na Associação Cultural Raízes do Sertão para contemplar as crianças da Comunidade dos Canos, local onde a entidade está sediada. A faixa etária são crianças de 8 a 12 anos e todas as atividades serão gratuitas. Ao final de cada ciclo de oficinas, será realizada uma apresentação pública na escola em cada local onde a oficina foi realizada, aberta aos pais, professores e demais alunos da escola.

Um projeto da Associação com incentivo do Funcultura, FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

A Associação

Desde 2013, a Associação Cultural Raízes do Sertão atua na Comunidade dos Canos, localizada na periferia da cidade de Arcoverde, no sertão pernambucano. A Associação é formada por três grupos culturais: Maracatu Raízes do Sertão, Grupo Cultural de Matrizes Africanas Obá Aiyê e o Samba de Coco Eremin. 

O objetivo da Associação é promover o debate sobre o fim das desigualdades econômicas, do racismo e da intolerância religiosa através das manifestações culturais e atividades de caráter socioeducativo. Sua sede conta com espaço amplo para a realização de suas atividades tais como oficinas de maracatu, coco, afoxé, capoeira, atividades sociais e aulas de reforço escolar, visando promover a cultura e educação popular para a comunidade. A Associação Cultural Raízes do Sertão já realizou diversos eventos culturais como Sambada Solidária, Festival Coco para Crianças, Encontro de Maracatu, Sambada Popular de Cocos, Cineclubes, Debates da Consciência Negra e contra o Preconceito Religioso, Festa de São Cosme e Damião.


SERVIÇO
Oficina "Os Movimentos da Natureza"
GRATUITO

● 14 a 18 de outubro
Ponto de cultura Associação Raízes do Sertão
Horário: 19h às 21h

● 21 a 25 outubro
Escola Rural Escola Municipal Manoel Lumba de Oliveira
Horário: 10h às 12h

● 28 de Outubro a 01 de Novembro
Escola municipal Barão do Rio Branco
Horário: 10h às 12h 

Comentários