Cordelista João Paulo Cordeiro participou do Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo, no Sesc Ler Buíque


O poeta e cordelista buiquense, João Paulo Cordeiro, participou hoje (30) do Projeto: Um Escritor na Minha Escola, dentro do Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo, realizado pelo departamento de cultura do Sesc Ler Buíque. A ação foi realizada na Biblioteca do Sesc Ler, nos turnos: manhã e tarde.

O jovem poeta partilhou de sua vida e experiência poética com alunos do 4º e 5º ano da referida instituição. Mostrando seus trabalhos mais recentes e compartilhando os processos de escrita de vários poemas.

Projetos como este, tem o objetivo de promover a valorização dos escritores locais, intensificando o fortalecimento cultural e estimulando o surgimento de novos representantes culturais na cidade do Parque Nacional do Catimbau. Não é atoa que o projeto leva o nome do saudoso sociólogo, jornalista, poeta, contista, cronista brasileiro e escritor buiquense, Cyl Gallindo, 
JOÃO PAULO de Araújo CORDEIRO

Nasceu no dia 13 de dezembro de 1998 na cidade de Buíque - PE. É o primeiro filho de João Henrique Cordeiro da Silva (nascido em Itaíba - PE) e Givanilda Pereira de Araújo (Nascida em Buíque - PE). O poeta João Paulo faz parte do Grupo de Leitores Cyl Gallindo em sua cidade, e é formado em Letras pela AESA - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - PE, curso concluído no 1º semestre de 2021.

Descobriu a poesia através de trabalhos da escola durante seu Ensino Médio, conforme competições de cordéis, e sempre alcançando boas classificações nessas competições, daí em diante buscou incentivo e inspirações, inspirando-se em alguns poetas regionais sendo um deles Leonardo Silva, seu amigo e também incentivador, para o poeta começar a divulgar suas poesias. 

Amante do cordel teve formação sobre o mesmo com o cordelista Allan Salles de Recife - PE, realizado em Buíque através do SESC LER BUÍQUE, e de grande proveito para o desenvolvimento de suas obras. Na poesia não é diferente onde o mesmo se ver como amante da arte de rimar, sendo uma de suas características seja em cordel seja em poesia, desde que faça com desenvoltura suas obras.

Comentários