Cordelista João Paulo Cordeiro participou do Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo, no Sesc Ler Buíque
O poeta e cordelista buiquense, João Paulo Cordeiro, participou hoje (30) do Projeto: Um Escritor na Minha Escola, dentro do Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo, realizado pelo departamento de cultura do Sesc Ler Buíque. A ação foi realizada na Biblioteca do Sesc Ler, nos turnos: manhã e tarde.
O jovem poeta partilhou de sua vida e experiência poética com alunos do 4º e 5º ano da referida instituição. Mostrando seus trabalhos mais recentes e compartilhando os processos de escrita de vários poemas.
Projetos como este, tem o objetivo de promover a valorização dos escritores locais, intensificando o fortalecimento cultural e estimulando o surgimento de novos representantes culturais na cidade do Parque Nacional do Catimbau. Não é atoa que o projeto leva o nome do saudoso sociólogo, jornalista, poeta, contista, cronista brasileiro e escritor buiquense, Cyl Gallindo,
Nasceu no dia 13 de dezembro de 1998 na cidade de Buíque - PE. É o primeiro filho de João Henrique Cordeiro da Silva (nascido em Itaíba - PE) e Givanilda Pereira de Araújo (Nascida em Buíque - PE). O poeta João Paulo faz parte do Grupo de Leitores Cyl Gallindo em sua cidade, e é formado em Letras pela AESA - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - PE, curso concluído no 1º semestre de 2021.
Descobriu a poesia através de trabalhos da escola durante seu Ensino Médio, conforme competições de cordéis, e sempre alcançando boas classificações nessas competições, daí em diante buscou incentivo e inspirações, inspirando-se em alguns poetas regionais sendo um deles Leonardo Silva, seu amigo e também incentivador, para o poeta começar a divulgar suas poesias.
Amante do cordel teve formação sobre o mesmo com o cordelista Allan Salles de Recife - PE, realizado em Buíque através do SESC LER BUÍQUE, e de grande proveito para o desenvolvimento de suas obras. Na poesia não é diferente onde o mesmo se ver como amante da arte de rimar, sendo uma de suas características seja em cordel seja em poesia, desde que faça com desenvoltura suas obras.
Comentários
Postar um comentário