De outubro a dezembro, o Teatro de Retalhos chega com o espetáculo Malassombros – Contos do Além Sertão, a três territórios: Xucuru, Kapinawá e Pankararu, comunidades indígenas que habitam Pernambuco, nas cidades de Pesqueira, Buíque e Tacaratu, respectivamente.
A iniciativa faz parte do projeto Fogo Corredor, circulação contemplada pelo edital Funarte Descentrarte 2019. Após cada apresentação acontecerá a roda de partilha Uma e Outra, para partilhar histórias e causos da tradição oral de cada povo. Os saberes e registros audiovisuais colhidos das rodas de partilha serão compartilhados nas plataformas digitais do grupo.
A escuta de lendas e causos faz parte das pesquisas do Teatro de Retalhos desde 2014. A partir dos seus registros em vídeo e textos nasceu o curta-metragem Malassombros - Contos do Além Sertão.
Em 2017 a pesquisa tem outro desdobramento, o espetáculo homônimo, criado a partir de histórias de tradição oral relacionadas às assombrações e criaturas fantásticas do Sertão e das figuras dos contadores de histórias sertanejos que compõem o nosso imaginário.
De lá para cá, o espetáculo já circulou por diversas cidades de Pernambuco e dos estados da Paraíba, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Maranhão.
As apresentações e rodas de conversa serão exclusivas para as comunidades, como medida de proteção contra o COVID 19, e contarão com interpretação simultânea em LIBRAS.
O projeto Fogo Corredor tem incentivo da Funarte, e conta com o apoio das lideranças Kapinawá, Xucuru e Pankararu para sua realização.
Imagem/Divulgação |
SINOPSE
Dona Nina abre o terreiro de sua casa para receber todo mundo que gosta de ouvir histórias... Mas não qualquer história! As de Dona Nina são de dar calafrios e arrepiar os cabelos! Mas não precisa fugir correndo, com a ajuda de Seu Biu e Zé das Cangas, seus simpáticos e atrapalhados vizinhos, nossa anfitriã pode acabar arrancando também umas boas risadas. Malassombros – Contos do Além Sertão é um lúdico resgate das histórias que povoam o imaginário do Sertão brasileiro.
DATAS
09 de outubro - Comunidade Xucurus (Pesqueira/PE)
06 de novembro - Comunidade Kapinawá (Buíque/PE)
04 de dezembro - Comunidade Pankararu (Tacaratu/ PE)
FICHA TÉCNICA
Elenco: Caroline Arcoverde, Djaelton Quirino e Éder Lopes
Direção: Djaelton Quirino
Texto e Músicas: Caroline Arcoverde e Djaelton Quirino
Figurino: Caroline Arcoverde e Auricélia Siqueira
Cenografia: Djaelton Quirino
Trilha Sonora: Tocha Ribeiro e Ju Vieira
Sonoplastia: Alex Pessoa
Iluminação: Adriano Galvão e Tocha Ribeiro
Produção Executiva: Djaelton Quirino
Produção: Caroline Arcoverde
Assistência de Produção: Alex Pessoa, Éder Lopes
Comunicação: Jéssika Bertani
Fotografia: Anderson Lima
Vídeos e arte gráfica: Robson Lima
Ilustração: Hévilla de França
Duração: 50 Min
Classificação Indicativa: Livre
SOBRE O GRUPO
O Teatro de Retalhos é um coletivo nascido e sediado na cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, em Pernambuco. Desde 2008 se dedica à pesquisa, montagem e circulação de espetáculos e à produção cultural.
Nos últimos anos, o grupo tem mergulhado na pesquisa da comicidade e das máscaras cômicas, com ênfase na máscara do palhaço e na linguagem circense. Contudo, não segue uma linha rígida de atuação, interessando sobretudo a experimentação da linguagem e a potência da comunicação direta com o público.
Experimenta também a criação audiovisual, tendo produzido dois curtas-metragens, duas webséries e um podcast. É responsável pelo Cineclubinho Caixola de Cinema Infantil.
Desde 2015 integra a Estação da Cultura , coletivo que ocupa desde 2001 a antiga estação ferroviária de Arcoverde e lá realiza atividades de produção cultural e desenvolvimento artístico e social.
Circulou por todo o estado de Pernambuco e esteve na programação de mostras e festivais no Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Maranhão, Paraíba e Ceará.
https://teatroderetalhos.com.br/
https://www.instagram.com/teatroderetalhos/
LINKS
Malassombros - Contos do Além Sertão - Curta metragem
https://www.youtube.com/watch?v=4dYhu1HnGIs
Malassombros - Contos do Além Sertão - Teaser Dona Morte
Comentários
Postar um comentário