A realização da Semana de Geografia deve ser uma boa ocasião para que a comunidade de alunos e professores da área se invistam da certeza de que, estudá-la significou e significa um passo importantíssimo para a humanidade. Desde a descoberta da ciência geográfica até os dias atuais, a relação dos seres humanos com seus pares e outros seres, com a natureza e com o planeta, de forma ampla, tem se revelado cada vez melhor.
Desde os achados cartográficos que implicaram a própria expansão do mundo, até os achados de cientistas como Miltom Santos, a vida na terra se tem alterado magnificamente. Obviamente, nem sempre a natureza tem levado a melhor, com a intervenção humana sobre as formas e vidas do globo. Basta ver as consequências incidentes sobre as florestas, desertificações e desmatamentos; transposições de rios com alteração de suas faunas; desmoronamentos de barragens de dejetos minerais, entre outros. Mas, ate nesse sentido, os estudos geográficos são essenciais para se pensar em caminhos e soluções.
Importante é que, neste momento, em vez de nos preocuparmos apenas com as crises que se abatem sobre o curso e sobre a educação, de modo geral, abandonemos a atitude de repulsa ao curso; paremos de desprestigiá-lo! Voltemos todos ao primeiro amor pela Geografia! Não nos esqueçamos dos personagens do romance Dom Casmurro, Bentinho e Capitu, que, nas linhas narrativas eram alunos prendados de Latim, Doutrina, Artes e GEOGRAFIA! vamos nós, também, enternecermo-nos com uma das principais ciências da terra.
O blog Informativo Diverso agradece a aluna Jailsa de Assis pelo convite, desde já nos colocamos a disposição para qualquer eventualidade.
Por Socorro de Assis/Jailsa de Assis
Excelente ocasião para trabalhar a importância do curso!
ResponderExcluirGratidão pela divulgação.
ResponderExcluirSocializar e ampliar conhecimentos é importante!