Foto: Leonardo Silva |
Buíque é a próxima cidade do interior de Pernambuco a receber o Sonoras Tradições, projeto do Sesc que celebra a cultura dos povos indígenas do Estado em uma programação gratuita que inclui oficinas, imersão musical, trilhas ecológicas e feira de artesanato. As atividades serão realizadas de 25 a 27 de outubro, na Aldeia Mina Grande, origem do povo Kapinawá. O objetivo é proporcionar às pessoas uma experiência que reaproxima, reconecta e protege, de forma viva, a memória cultural, artística e de produção de sentidos dos povos originários do Brasil.
A programação conta com três oficinas: a de Contação de Histórias e a de Cartonera, ambas com mediação do Grupo de Teatro Pé de Vento do Sesc Arcoverde; e a de Criação de Trilha Sonora, que será ministrada por Marcelo Campello. Na sexta (25) e no sábado (26), as atividades serão realizadas das 9h às 13h e das 14h às 18h; no domingo (27), serão das 9h às 13h. Neste mesmo dia, das 14h às 17h, acontece a culminância de Desenvolvimento de Experimentação, momento em que serão apresentados os trabalhos produzidos pelos participantes destas oficinas.
Na imersão musical, participam os povos Kapinawá, Xukuru, Tuxá, Fulni-ô e Pankararu. Nela, todos realizam pesquisas sobre a sonoridade de cada comunidade e trocam experiências. No domingo à tarde, o resultado dessa vivência será apresentado ao público. “A musicalidade dos povos indígenas é muito rica e precisa ser difundida. Por isso, garantir um encontro de sonoridades para promover a cultura e as tradições dessas comunidades é tão importante”, explica Sônia Guimarães, coordenadora do projeto no Sesc Pernambuco.
Para os amantes da natureza, serão realizadas as Trilhas Afetivas, passeios ecológicos pelas matas de Buíque com guias Kapinawá. As trilhas serão realizadas em diferentes horários nos três dias do projeto. E tem ainda a Fogueira de Encantos, nos dias 25 e 26, sempre às 20h. Serão momentos livres em que todos poderão trocar ideias sobre os temas abordados nas atividades. Além da programação cultural, haverá exposição de objetos e artefatos produzidos pelas comunidades indígenas na Feira de Artesanato que estará montada no local nos três dias, sempre das 9h às 17h.
Gratuidade – em comemoração ao mês do Comerciário, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer, em outubro, gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.
Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço – Projeto Sonoras Tradições em Buíque
Data: de 25 a 27 de outubro
Local: Aldeia Mina Grande – Buíque
Programação:
Sexta (25) e sábado (26)
Das 9h às 13h e das 14h às 18h:
Oficina de Contação de História
Oficina de Cartonera
Oficina de Criação de Trilha Sonora
Imersão Música Kapinawá
Trilha Afetiva – durante todo o dia, em diferentes horários
Das 9h às 17h: Feira de Artesanato
Às 20h: Fogueira de Encantos
Domingo (27)
Das 9h às 13h:
Oficina de Contação de História
Oficina de Cartonera
Oficina de Criação de Trilha Sonora
Imersão Música Xukuru
Das 9h às 17h: Feira de Artesanato
Das 14h às 17h: Culminância dos Desenvolvimentos de Experimentação
APOIO CULTURAL:
Comentários
Postar um comentário