EM CARUARU, CONGRESSO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO APRESENTA NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER

Lindalva Coelho/Divulgação
Jogos interativos, cultura maker e recursos tecnológicos em um contexto de novas possibilidades de ensino e aprendizado estarão em pauta nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Congresso de Tecnologia na Educação. Em sua primeira edição, o evento, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, com apoio do Sebrae/PE, leva para Caruaru o debate sobre “Metodologias disruptivas na educação: formas inovadoras de ensinar e aprender”. Ampla, a programação contará com mais de 30 palestras e oficinas mediadas por profissionais e educadores de destaque no Brasil e na Finlândia, além do Hackathon Educação; do Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e do Espaço do Conhecimento. As atividades serão realizadas na unidade do Senac e no Centro de Convenções do Senac em Caruaru, no bairro de Indianópolis.

Considerando a interiorização do ensino superior em Pernambuco, a capital do Agreste foi a cidade escolhida para a primeira edição do congresso. “Caruaru aparece como uma cidade-polo que tem um forte trade educacional e um potencial polarizador capaz de atender ao Agreste e ao Sertão”, comenta Eliézio Silva, diretor de Educação Profissional do Senac Pernambuco. “O congresso chega com o objetivo de fomentar diversas possibilidades para enfrentar os desafios apresentados aos educadores e gestores educacionais do interior do Estado”, complementa.

Como forma de abordar os principais eixos temáticos em relação à discussão das tecnologias na educação, as diretrizes do congresso foram divididas em três eixos: o primeiro deles envolve criatividade, inovação e tecnologias educacionais. O segundo, a formação de professores e práticas pedagógicas. Já o terceiro viés abordará inclusão social, as políticas educacionais e a gestão escolar. “Tudo na sociedade está mudando. Temos novas formas de pensar, de agir, de produzir conhecimento, ensinar e aprender. Diante desse momento em que vivemos, a nossa preocupação, enquanto educadores, é saber acompanhar essas mudanças dentro da sala de aula. A nossa maneira de ensinar tem que acompanhar a evolução humana”, comenta Eliézio.

Levando em conta essa percepção, foi elaborada uma programação com atividades que começam na quarta-feira (18/9), com o credenciamento dos participantes e o início das atividades do Espaço do Conhecimento e do Hackathon Edu. Na quinta-feira (19/9), terão início as palestras e oficinas. A palestra magna, “Fortalecer as habilidades sociais e a inteligência emocional na educação”, que abrirá o evento, será durante a manhã, com o renomado conferencista Eduardo Shinyashiki. Em seguida, a professora e administradora Cláudia Costin abordará as práticas pedagógicas que o Brasil pode aprender com o mundo. Durante a tarde, o pernambucano Jayse Ferreira, eleito um dos 50 melhores educadores do mundo em 2018 pelo Global Teacher Prize, apresentará a palestra “Como obter bons resultados através de práticas pedagógicas inovadoras”. Outros destaques do dia são as oficinas “Espaços virtuais de aprendizagem”, do professor Sérgio Abranches; “Teatro/educação: a sala de aula é o seu palco”, que contará com a mediação da professora e escritora Ingrid Koudela; e “Gameficação e design thinking”, com o pesquisador e professor da UFPE Giordano Ribeiro.

Já na sexta-feira (20), a programação começa com a mesa redonda “A implantação do BNCC na educação – perspectivas e desafios”, que contará com a presença de Mozart Neves Ramos, ex-reitor da UFPE e ex-secretário de Educação de Pernambuco, e Francisco Cordão, ex-presidente do Conselho de Educação de São Paulo e titular da Academia Paulista de Educação. As atividades do dia seguem com a palestra “Sistema educacional da Finlândia”, na qual Jarkko Wickström, educador finlandês, falará sobre o funcionamento da educação do seu país de origem, considerada a melhor do mundo. Outro destaque é a palestra “Sapateiro faz sapato, professor faz gente”, apresentada no TEDxSão Paulo 2017, com a socióloga Lourdes Atíé, que colocará em pauta o papel da educação e a missão dos educadores na sociedade. O encerramento do Congresso de Tecnologia na Educação trará Denilson Shikako, consultor de Inovação, palestrante e CEO da Fábrica de Criatividade-SP, que mediará a palestra “Criatividade na educação”.

Hackathon - laboratório de soluções – Dentro das atividades do Congresso de Tecnologia da Educação, será realizado, em parceria com o Armazém da Criatividade Caruaru, o Hackathon Educação – 44h de inovação. A proposta é realizar uma maratona de imersão com o objetivo de fazer os participantes encontrarem soluções criativas e inovadoras para desafios previamente propostos sobre temáticas reais da educação do Agreste e do Sertão. Participarão da ação 40 pessoas, divididas em oito times de cinco, que contarão com profissionais das áreas de tecnologia, administração, gestão, design, comunicação, estudantes universitários e de nível médio. Os vencedores serão premiados no último dia do evento, no auditório principal do Centro de Convenções do Senac.

Chamada de trabalhos – Estudantes, professores e pesquisadores apresentarão trabalhos no Espaço do Conhecimento do Congresso de Tecnologia da Educação. Serão apresentados pesquisas científicas, relatos de experiência e produção de material sobre o uso da tecnologia na educação. Os trabalhos foram submetidos em três eixos temáticos, sendo eles Educação Básica; Educação Profissional e Educação Superior: Bacharelados e Tecnológicos.

Salão de Tecnologia – Outro destaque do evento é o Salão de Tecnologia e Empreendedorismo. A feira reunirá profissionais e estudantes ligados a startups, empresas e universidades. Nos estandes, serão expostos e comercializados produtos, soluções e serviços de tecnologia pensados para os desafios da educação. A ideia é gerar oportunidades de negócios para jovens empreendedores e compartilhar tecnologia visando o fortalecimento do setor educacional.

O Congresso de Tecnologia na Educação é uma realização do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, e conta também com o apoio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), da Cambrigde University Press, Cesar School, do Porto Digital e Armazém da Criatividade, da Ensinar Tecnologia, da Prefeitura de Caruaru e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindiloja).  

Serviço: Congresso de Tecnologia da Educação – Senac-PE
Datas: 18, 19 e 20 de setembro;
Local: Senac Caruaru e Centro de Convenções do Senac em Caruaru, localizados na Avenida Maria José Lyra, 140, no Indianópolis.

Comentários