PERNAMBUCO TEM PROGRAMAÇÃO GRATUITA E DIVERSA NA 17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Divulgação / “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições” é o tema deste ano
Os museus de Pernambuco ligados à Secult-PE/Fundarpe  se preparam para mais uma edição da Semana Nacional de Museus, evento que acontece este ano entre os dias 13 e 19 de maio e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2019, a programação tem como tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. O Dia Nacional de Museus é celebrado em 18 de maio.

Participam do evento: o Museu de Arte Sacra (Maspe), o Museu Regional de Olinda (Mureo), Estação Central Capiba/Museu do Trem, Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) e Museu do Barro de Caruaru (Mubac).

“Essa é uma ótima oportunidade não só para os turistas conhecerem nossos equipamentos culturais, como também para os próprios pernambucanos redescobri-los. A partir de uma programação que dialoga com temas atuais, os visitantes poderão conferir que esses espaços não se restringem ao passado, pois estão sempre se renovando e se referem também ao futuro, como adianta o tema da Semana neste ano”, comenta o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto.

Para o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, o evento também deve aproximar a relação entre o público e os espaços. “Esta gestão tem a preocupação de dinamizar nossos museus através de uma programação diversificada. A grade preparada para a 17ª Semana Nacional de Museus é uma mostra do trabalho que fazemos durante todo o ano e é também um convite para que os visitantes frequentem sempre nossos equipamentos”, diz ele.

Confira abaixo a programação completa dos equipamentos culturais participantes da 17ª Semana Nacional de Museus:

MUSEU REGIONAL DE OLINDA – MUREO

Exposição permanente – Mobiliários, pinturas, louças, pratarias e peças de grande valor histórico para a vida social, religiosa da cidade.

10 a 31 de maio - “Arte no Varal Musical“, do artista plástico e compositor DIDO SANTOS.

Abertura dia 10 de Maio, às 17h, com apresentação de Dido Santos do projeto “Recital de música autoral, voz e violão“.
Participações dos poetas: Luiz Carlos, Sidney Ramos e José Evangelista.

Endereço: Rua do Amparo, 128, Amparo – Olinda
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h
Telefone: (81) 3184.3159 | 3194.3160

MUSEU DO TREM – ESTAÇÃO CENTRAL CAPIBA

Exposição permanente “Chegadas e Partidas: a memória do trem em Pernambuco”

14 de Maio | Jogo Didático “Chegadas e Partidas” com estudantes do Ensino Fundamental | 10h às 12h.

15 de Maio | Mesa: Cultura, tradição e identidade: a relação entre museu e cidade no bairro de São José. A mesa discutirá a relação do museu com o seu entorno, sua representatividade para a cidade e sua importância na composição da identidade urbana | 14h às 16h.

Participantes

Aluísio Câmara – Historiador, Museólogo e curador da exposição “Chegadas Partidas: A Memória do Trem em Pernambuco”.

Amélia Reynaldo – Arquiteta e urbanista, Doutora pela Universidade da Catalunha, Espanha, professora da Universidade Católica de Pernambuco, atua com ênfase em planejamento e preservação do espaço urbano.

Ângela de Almeida Cunha – Arquiteta e urbanista, realizou o projeto integrado de acessibilidade entre a Estação Central e a Casa da Cultura.

16 de Maio | Cine Estação “Recife, paisagens culturais e tradições” | das 14h às 16h.

Edição especial trazendo a exibição dos filmes: “O Mercado de São José” (10 min. 16mm e direção de Fernando Monteiro), seguida de um bate-papo com o diretor.

17 de Maio | Workshop “Noções e práticas de conservação do patrimônio cultural”. | 14h às 16h | inscrições via: educativomt@gmail.com |

Noções básicas de teoria, conservação e preservação, prática de processos museológicos, higienização de peças, além das demandas ligadas à ressignificação sofrida pelos objetos culturais e as possibilidades de releitura e curadoria.

Endereço: Rua Floriano Peixoto s/n, São José – Recife
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h | Sábado, das 10h às 17h | Domingo, das 10h às 14h
Telefone: (81) 3184.3197

MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO – MEPE

Exposições permanentes

O Casarão e a Cidade, usos e costumes - Curadoria de Ana Cristina Carvalho. Apresenta a trajetória histórica do palacete com ambientação do século XIX e costumes da aristocracia pernambucana.

Pernambuco, Território e Patrimônio de um Povo - Curadoria de Renato Athias e Raul Lody. A mostra de longa duração expõe a história da ocupação do território pernambucano da pré-história à atualidade.

Mostras de Curta Duração:

Até 02 de Junho - AGÔ Afrosagrado – de Roberta Guimarães. Curadoria: Raul Lody. Mostra fotográfica idealizada a partir da pesquisa da artista em 12 terreiros, resultando no livro “O sagrado, a pessoa e o orixá”.

14 a 19 de Maio - Ação Educativa| Oficinas e outras atividades direcionadas ao público visitante, com o recorte temático das tradições e culturas presentes no acervo e nas mostras em cartaz no museu;

14 de Maio – Mesa Redonda (19h)|”Mirando las coleciones desde otros sentidos: curadoria, objetos e cosmologia na Amazônia colombiana e no nordeste brasileiro”
Participante: Salima Cure Valdivieso (PPGA/UFPE)
Mediador: Alexandre Gomes (UFPE)

16 de Maio – Ação Educativa| Formação para professores de artes da rede pública de ensino.
09h às 12h – MEPE 90 anos
14h às 17h – Exposição Agô, com a fotógrafa Roberta Guimarães.

Endereço: Av. Rui Barbosa, 960, Graças – Recife
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h | Sábados e domingos, das 14h às 17h
Telefone: (81) 3184.3174

MUSEU DO BARRO DE CARUARU – MUBAC

Exposição permanente – O espaço expositivo do museu está composto pelas seguintes salas: Ceramistas do Alto do Moura, Mestre Vitalino e sua família, Coleção Abelardo Rodrigues e Pinacoteca Luiza Maciel, que expõe telas de artistas de Caruaru retratando a cidade e suas tradições.

13 de maio a 10 de junho| Mostra temporária “Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho”, com imagens, em sua grande maioria, registradas pelos amigos do casal, como Manuel Álvarez Bravo, Nicholas Muray, Edward Weston, Guillermo Kahlo, Peter Jules, Guillermo Zamora e Juan Guzmán.

Endereço: Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru
Visitação: Terça a sábado, das 9h às 17h | Domingo, das 9h às 13h
Telefone: (81) 3727.7839 | 3721.2545

GALERIA TEREZA COSTA RÊGO

Até o dia 10 de junho - Mostra coletiva “O Museu é Vivo”, um recorte da coleção “Doe-se ao MAC”, na Galeria Tereza Costa Rêgo. A mostra fica exposta de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Endereço: Rua 13 de maio, 149, Varadouro – Olinda
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 13h
Telefone: (81) 3184.3153

Fonte: Cultura.Pe.Gov

Comentários