PROJETO DE GESTÃO COMUNITÁRIA VISITA POÇOS DAS COMUNIDADES PEDRINHAS E PILÃOZINHO, PARA COLETA DE ÁGUA

A Cáritas Diocesana de Pesqueira como encaminhamento do Encontro Sobre Saneamento Rural, ocorrido na última semana, realizou na sexta-feira, 24, em dois poços das comunidades Pedrinhas e Pilãozinho, em Buíque, coleta da água para análise de potabilidade e verificação de compatibilidade para consumo humano.

A coleta e análise da água é uma das etapas para o processo de implementação e revitalização dos dois sistemas comunitários de abastecimento d’água proposto pelo  Projeto de Gestão Comunitária de Abastecimento D’água, executado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, em parceria com a Fundación Avina, e Aliança Água + Acesso (Instituto Coca Cola Brasil), e apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Buíque.

O projeto consiste além da revitalização dos dois sistemas comunitários, a capacitação de lideranças sobre os processos de gestão comunitária e operação dos sistemas às famílias das 11 comunidades do município de Buíque que serão contempladas com o Projeto. A primeira etapa atenderá famílias das comunidades de Pilãozinho, Barrocão, Gravatazinho, Pedrinha e Zé Gomes. A segunda etapa irá  atender as comunidades de São Lourenço, Cabo do Campo, Kalumbi, Farçola, Retiro e Zacarias. Ao todo, 270 famílias serão beneficiadas diretamente, em um total de 1.164 pessoas.

O teste de potabilidade consiste nas análises físico-químicas e bacteriológicas da água, processo exigido pelo Ministério da Saúde segundo Portaria de Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, publicada no Diário Oficial da União – DOU em 14/12/2011  que regulamenta e padroniza o teste da qualidade da água. 

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.



APOIO CULTURAL:

Comentários