Beto Santos/Divulgação - Marlom Meireles |
Estão abertas as inscrições para as atividades de formação cultural do 11º Festival de Cinema de Triunfo, que acontece de 6 a 11 de agosto. O processo é online, basta enviar um e-mail até o dia 26/7 para festivaldetriunfope@gmail.com. O título deve ser “inscrição + nome da oficina” e as exigências para cada minicurso estão mais detalhadas abaixo:
OFICINA DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA
Objetivo: Formar um olhar crítico para apreciação da linguagem cinematográfica – bem como introduzir algumas premissas dessa mesma linguagem – e, com isso, possibilitar que um grupo de alunos esteja capacitado para formar o júri popular do festival.
Divulgação - Carol Almeida |
Ministrante: Carol Almeida – Jornalista cultural, crítica de cinema e atualmente doutoranda do programa de pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco, com foco em estudos sobre o cinema contemporâneo brasileiro. Tem atuado nos coletivos Elviras – Mulheres Críticas de Cinema e no MAPE (Mulheres o Audiovisual Pernambucano). Além disso, escreve para o site Foradequadro.com e esporadicamente sobre cinema para diversos meios de comunicação do Brasil.
Carga horária: 20 horas/aula
Público-alvo: Estudantes, professores e produtores culturais que irão integrar o júri popular do festival.
Vagas: 20 pessoas
Datas: 30 de julho a 03 de Agosto
Horário: 14h às 18h
Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc
Inscrição: Encaminhar e-mail contendo nome completo, idade, contatos (telefone e e-mail, e carta de intenção com até 10 linhas sobre a participação na oficina. Os selecionados participarão da oficina e, posteriormente, formarão o Júri Popular do festival.
DOCUMENTANDO
Objetivo: Por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, a oficina tem como objetivo estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de obras documentais, dando a ele uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema.
Os participantes, que não precisam ter conhecimentos prévios na área, tem acesso às técnicas básicas de captação e edição de imagens em vídeo, além de instruções sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção.
A oficina desperta a consciência de que o cinema é um instrumento de construção da realidade, permitindo que os alunos observem as possibilidades de abordagem, narrativas, dispositivos e processos de trabalho. Ao final das aulas os alunos realizam um documentário digital.
Ministrante: Marlom Meirelles (Foto: Capa) – Marlom Meirelles é diretor da Eixo Audiovisual, realizador e professor em projetos de iniciação em cinema.
Carga horária: 20 horas/aula
Público-alvo: A partir de 15 anos
Vagas: 20 pessoas
Datas: 06 a 10 de Agosto
Horário: 14h às 18h
Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc
Facebook: www.facebook.com/documentando
Instagram: oficinas documentando
Inscrição: Encaminhar e-mail contendo nome completo, idade, contatos (telefone e e-mail, e carta de intenção com até 10 linhas sobre a participação na oficina.
LABORATÓRIO FERNANDO SPENCER DE ROTEIROS – EDIÇÃO SERTÃO
Objetivo: O crescente aquecimento do mercado audiovisual pernambucano e brasileiro estimulou uma importante discussão sobre a necessidade de formação de profissionais especializados na área do roteiro. Em diálogo com essas novas e contínuas demandas de formação, esta iniciativa tem como objetivo apresentar ferramentas e conteúdos para que os participantes desenvolvam roteiros de curtas-metragens.
Divulgação - Allan Ribeiro |
Ministrante: Allan Ribeiro (RJ) – Roteirista e diretor de cinema formado pela UFF em 2006. Realizou dois longas-metragens: “Mais do que eu possa me reconhecer” (2015) e “Esse amor que nos consome” (2012), que receberam vários prêmios em festivais como Brasília, Tiradentes, Curitiba, Janela de Cinema e APCA-SP. Dirigiu 12 curtas-metragens, com destaque para “O Brilho dos Meus Olhos” (2006), “Ensaio de Cinema”(2009), “O Clube”(2014) e “O Quebra-cabeça de Sara” (2017). Em 2016, lançou pelo Canal Brasil sua primeira série: “Noturnas”, com 46 episódios. Além disso, assina roteiro do longa “Xale” de Douglas Soares, lançado em 2016 no Festival do Rio.
Vagas: 20, sendo 50% destinada a mulheres, negros/as, indígenas, profissionais residentes no interior.
Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc
Cidade: Triunfo
Período: 06 a 10 de agosto
Horário: 13h às 18h
Inscrição: Encaminhar e-mail contendo nome completo, idade, contatos (telefone e e-mail), Argumento do curta-metragem e carta de intenção com até 10 linhas sobre a participação na oficina.
Informações: Cultura.Pe.Gov
APOIO CULTURAL:
Comentários
Postar um comentário