EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE AGRICULTURA DE BUÍQUE, SEBRAE APRESENTA PROJETO LEITE E DERIVADOS DO AGRESTE MERIDIONAL AOS PRODUTORES BUIQUENSES

Na manhã desta quarta-feira (23.05) a Secretaria de Agricultura de Buíque realizou em parceria com o SEBRAE e Sindicato Patronal Rural, uma reunião que contou com a presença de vários produtores locais, na ocasião o SEBRAE apresentou seu projeto de consultoria que inclui o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho; Consultoria de Inovação; a Produção Intensiva do Leite; Plantio de Palma; Legislação: Adequação de Laticínios e Queijaria. Lembrando também os laticinistas e produtores de leite também poderão se inscrever para receber consultoria. A instituição assume 70% do valor e o restante do pagamento é parcelado em 10 vezes para facilitar o pagamento para o produtor.

Desta maneira utilizando técnicas avançadas com o objetivo de melhorar a produtividade dos rebanhos, uma colaboração com a movimentação econômica de diversos municípios do estado, o Sebrae em Pernambuco oferece, no seu projeto de leite e derivados, o programa de melhoramento genético para produtores de leite do Agreste Meridional. A iniciativa atende, atualmente, 200 produtores de mais de 10 municípios da região.
Com os longos períodos de estiagem registrados nos últimos anos em todo o Nordeste, a tecnologia torna-se uma opção para os produtores de leite, que têm sua produção totalmente afetada pelos danos causados pela seca. O programa vai atuar diretamente na reprodução de animais geneticamente melhorados. Na prática, temos a utilização da técnica de transferência de embriões ou ainda o método da inseminação artificial.

O representante do SEBRAE afirma que ao aderir ao programa e iniciar o acompanhamento técnico, os resultados já podem ser vistos em curto prazo, visto que a consultoria possibilita que o produtor tenha um olhar mais detalhado com a sua realidade atual e de seus próprios ideais de crescimento. Segundo as informações passadas: em longo prazo, o projeto espera que, três anos após o nascimento das bezerras (período máximo), o rebanho de vacas tenha um maior potencial na produtividade de leite. Como consequência, a lucratividade do produtor aumentará.


APOIO CULTURAL:


Comentários