Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2018

POETA E ESCRITOR BUIQUENSE PAULO TARCISO, TEM TRABALHO POÉTICO INSERIDO EM LIVRO DIDÁTICO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, EM MINAS GERAIS

Um dos maiores prêmios para um escritor é o reconhecimento, e quando este vem em vida é ainda melhor. A felicidade do escritor buiquense Paulo Tarciso Freire é a nossa, o motivo é a inclusão do trecho de um cordel escrito pelo nosso poeta no livro de Geografia do 5º ano do Ensino Fundamental, Vol. 1, entretanto este livro não faz parte de nenhuma Gerência de Educação de Pernambuco, muito menos do Nordeste, pois o mesmo foi incluído nos livros didáticos de Geografia da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

Nas paginas 110 a 119 o estudo ali contido é sobre a caatinga, e na página  118, contem trechos de um cordel escrito pelo nosso poeta com o título “A Caatinga declamada”, sendo que na página seguinte constam questões para os alunos analisarem e responderem sobre o tema, tendo o cordel como referência.

Pois bem, é mais um trabalho do nosso escritor e cordelista sendo reconhecido em outros estados da federação, o que só orgulha a todos nós buiquenses.

Paulo Tarciso Freire de Almeida, buiquense, nascido no dia 22 de março de 1964, filho do casal Édio Arcoverde de Almeida (falecido em 03.04.2007) e Maria de Lourdes Freire de Almeida. Cursou o primário no Instituto Santo Ambrósio e nas Escolas São Félix de Cantalice, antigo Colégio das Freiras, bem como na Escola Duque de Caxias, passando mais tempo no Colégio das religiosas. Da 5ª série até concluir o segundo grau, estudou na Escola Vigário João Inácio, que nesse período teve como Diretora, D. Lenira Cursino de Freitas e depois da aposentadoria desta, assumiu a direção a Sra. Lenilve Cavalcanti Magalhães. Foi nessa escola onde o autor estudou na mesma classe com o escritor buiquense, Cidinaldo Buíque de Araújo Azevedo.

Há mais de 20 anos vem realizando palestras, oficinas e apresentações em Escolas, Câmaras de Vereadores, Praças Públicas e outros locais, sempre clamando às autoridades pela valorização da cultura popular, principalmente pela poesia de cordel que no entender do escritor é o retrato do nosso nordeste brasileiro.

Clique AQUI e confira mais detalhe da Biografia do Escritor!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário