PLAN INTERNACIONAL E SECMULHER-PE LANÇAM DOCUMENTÁRIO "CASAMENTO INFANTIL"

DIVULGAÇÃO/FACEBOOK
Evento acontece no próximo dia 26, às 14h, no Centro Cultural dos Correios.

Sexualidade, direitos das mulheres e a autonomia do poder de escolha das meninas. Os temas fazem parte do documentário “Casamento Infantil” que será lançado no dia 26 de março, às 14h, no Centro Cultural dos Correios, situado na Avenida Marquês de Olinda, 262 - Recife Antigo.

O documentário traz à tona uma realidade sofrida por meninas e silenciada pela sociedade. O Brasil é o 4º país no mundo com maior índice de casamentos de crianças e adolescentes meninas, e mesmo assim, o tema ainda é pouco discutido. Segundo estudos realizados pelo Banco Mundial mais de 554 mil meninas de 10 a 17 anos casam. Destas, aproximadamente 65 mil possuem entre 10 e 14 anos.

A ONG Plan Internacional lança o documentário em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, através da Gerência de Formação em Gênero, que teve papel importante na pesquisa para subsidiar o documentário. A ONG também conta com o apoio dos Correios.

A exibição do curta será seguida de debate com a pedagoga Viviana Santiago que atua como Gerente de Gênero e Incidência Política na organização Plan International Brasil. Ela é ativista dos movimentos negros e de mulheres, faz parte do Coletiva de Mulheres Negras Oniras e da Coletiva de hip hop e feminismo negro Flores Crew. Ela também é autora no blog Palavra de Preta e moderadora do grupo virtual de estudo e partilha de vivências, Negras Percepções.

O debate também será enriquecido pelos comentários da advogada Juliane Lima, historiadora, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, especialista em Administração Pública e Mestranda em Desenvolvimento Urbano.

Fonte: @secmulherpe

Comentários