Buíque é uma terra maravilhosa, berço de grandes talentos a exemplo do talentoso escritor Graciliano Ramos e do Jornalista Cyl Galindo. Na arte, Luiz Benício, José bezerra e Fábio Ramos completam o que mais primário se tem da terra e transforma em arte e fé as peças em madeira.
Artistas Plásticos como Billy Kid e Quiterinha que encantam a todos que conhecem suas artes, no Cordel Paulo Tarcísio se revela um cordelista de primeira linha e na música Sabiá do Sertão é um aboiador irreverente que traz consigo a grandeza cultural de um povo.
Todos eles são apenas uma parte da cultura do município, daí a importância do Museu Municipal e para preservar a memória dos artistas e personalidade políticas e sociais que já foram e sobretudo dos que deixam suas marcas na atualidade, a preservação do Museu é fundamental para enriquecer a identidade do povo buiquense.
Resgatando esse feito, a Secretaria de Cultura está restaurando o local, com pintura e adequação das molduras que guardarão os tesouros mais valiosos da história do município. Salas serão ambientadas para que o turista sinta-se transportado para o ambiente em que as peças estão expostas.
Molduras e móveis serão limpos e restaurados para que se preserve por mais tempo as peças mais importantes do Museu. A Secretaria de Cultura também reformará o telhado com muito cuidado, pois a parte frontal foi construída em 1908 e outra parte em 1942.
A previsão de abertura do Museu para visitações é na sua reinauguração no aniversário da cidade no dia 12 de maio. O local será um ambiente importantíssimo para professores e alunos, além de encantar os turistas que sairão de Buíque certos de que o município tem identidade histórica, cultural e social.
ASCOM da PMB
Comentários
Postar um comentário