ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BUÍQUE REALIZA ÚLTIMA REUNIÃO AVALIANDO O ANO DE 2017 E PLANEJANDO O FUTURO DA SAÚDE NA CIDADE DO VALE DO CATIMBAU
Hoje a última reunião da Atenção Básica (11.12) do ano de 2017 teve o objetivo de avaliar as ações efetuadas no decorrer deste ano, bem como de apresentar os indicadores de saúde que serão trabalhados em 2018, entretanto, este foi um ano muito difícil, onde 90% foi iniciado do zero, pois o sucateamento deixado pela antiga gestão foi enorme. No entanto, foi um ano de reestruturação das equipes no sentido de organizar cada uma com recursos humanos necessários ao bom funcionamento e dentro dos limites para financiamento ofertados pelo Ministério da Saúde.
A Coordenadora da Atenção Básica, Soraia Oliveira, passou a informação que neste ano as unidades também foram fisicamente melhoradas, onde ocorreu a inauguração de duas novas sedes, além da mudança de casa de outras 4 unidades que não possuíam as mínimas condições para atendimento por risco de desabamento. Importante lembrar também da visita dos avaliadores do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ) / Ministério da Saúde, onde a Saúde do Município obteve muitos elogios pelas mudanças feitas através das equipes.
Outro ponto importante da reunião foi a avaliação dos indicadores da Atenção Básica /PMAQ, PQA-VS e PEFAP. Onde o não cumprimento das ações pactuadas implicada diretamente no corte de verbas para a continuidade das atividades dos profissionais dentro dos diversos programas. As metas tiveram melhoria devido as ações promovidas e isso trouxe impacto nos números proposto no SISPACTO. A Secretária de Saúde, Janice Rodrigues, informou: Sabemos que muito ainda têm a ser feito, mas a gratidão da atual gestão está nas mudanças vistas e sempre afirmada através da população usuária dos serviços prestados pela Saúde.
Ainda acrescentou: Hoje a Saúde deste município através do setor mais primário apresenta grandes expectativas para o ano de 2018 e está a pleno vapor na construção do Plano Municipal de Saúde que será realizado no quadriênio de 2018-2021. E pode-se afirmar que acontecerão muitas mudanças na Atenção Básica no sentido de ampliação da oferta de seus serviços.
Por fim, alguns desafios ainda foram lançados nessa reta final, e esses propõem o chamamento das mulheres de nosso município para a realização dos exames preventivos ( Citologia) e também da Mamografia. Muitas ações ainda acontecerão até o final deste ano.
Por: Leonardo Silva
Informações Adicionais: Secretaria de Saúde
Comentários
Postar um comentário