Na manhã desta quarta-feira (08.11), a Prefeitura de Buíque através da Secretaria de Meio Ambiente, organizou uma reunião no Salão do Centro Pastoral, onde juntou proprietários de terrenos e casas do entorno da lagoa e proprietários de terrenos na própria lagoa, este encontro serviu para que a Prefeitura Municipal esclarecesse à todos a situação real da Lagoa de São José, pois, trata-se de uma ZEPA (Zona Especial de Proteção Ambiental)*, e uma APP (Áreas de Proteção Permanente)*. Foi explicado e solicitado a planta do terreno, já que parte dele foi Loteado sem nenhuma regularidade junto a prefeitura.
Através de dialogo foi definido uma comissão para tratar da documentação necessária, para que finalmente o poder público possa fazer o que a Lei indica, esta área não pode ter construções, a prefeitura tem uma parte da Lagoa, a outra área particular vem sendo discutida, analisada para que seja criado um Parque Urbano Municipal, valorizando a paisagem urbana e integrando os equipamentos de lazer adjacentes, tornando-o em um Espaço Especial, englobando vários seguimentos, cultura, lazer e esportes.
A Prefeitura Municipal de Buíque tem total interesse de entrar em acordo com todos que “TEM DE FATO” propriedade nesta ZEPA, para fazer da nossa Lagoa de São José um espaço para todos. A Secretária de Meio Ambiente frisou que tem uma proximidade muito grande com estas pessoas, e que a confiança que depositaram e depositam nela, será correspondida com muito empenho e dedicação.
ATENÇÃO: Os proprietários que não foram ao encontro, a Secretária de Meio Ambiente, Márcia Vera, solicita que compareçam a Rua ao São João n° 80, próximo a Escola Duque de Caxias, das 8h00 às 13h00, para fazer o Cadastro, e lembra a todos do compromisso com data até o dia 20 deste mês.
*Áreas de Proteção Permanente (APP): São entendidas como zonas especiais, sendo aquelas definidas na Legislação Federal, em particular, no contexto ambiental de Buíque, aquelas de entorno dos corpos de água, topos de morros, montanhas e linhas naturais de drenagem para as quais se prevê rigoroso controle ambiental para reconstituição de sua vegetação e características naturais de origem.
*Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPA): Área de interesse ambiental e paisagístico necessária à preservação das condições de amenização do ambiente destinada ao uso público de atividades esportivas ou recreativas através da implantação de um parque urbano municipal.
Por: Leonardo Silva
Outras Informações: Secretaria de Meio Ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário