MARATONISTA PERNAMBUCANO, WELLINGTON BEZERRA DA SILVA, DO CRUZEIRO, É CAMPEÃO DA 34ª EDIÇÃO DA CORRIDA DO CÍRIO DE NAZARÉ
IMAGENS (WELLINGTON/REPRODUÇÃO INTERNET) - MONTAGEM: LEONARDO SILVA |
Na manhã deste domingo foi realizada a 34ª edição da Corrida do Círio. Este ano, a tradicional corrida de rua do Norte do país contou com mais cinco mil e quinhentos atletas, divididos entre as categorias 10 km, 6 km e a Caminhada, com 3,5 km. Os dois principais vencedores em 2017 foram Wellington Bezerra da Silva, no elite masculino, com 30min00s; e Franciane Moura, no elite feminino, com o tempo de 35min43s.
A prova foi iniciada no Portal da Amazônia às 5h55, com a largada das categorias especiais (cadeirantes, deficientes visuais, deficientes mentais e fantasias). Em seguida, às 6h, o pelotão de elite saiu para o percurso principal, de 10 km. Os corredores da prova de 6 km largaram às 6h19, no cruzamento da Travessa Quintino Bocaiúva com a Avenida Nazaré, se fundindo ao pelotão de fez o percurso completo.
Da elite, logo saltaram na ponta o maranhense Adelson Alves e o pernambucano Wellington Bezerra da Silva. Com oito minutos de prova, Wellingon forçou o ritmo e conseguiu ganhar distância. No feminino, Franciane Moura, Elivani dos Santos e Risonete Moura foram as primeiras a descolar do restante do pelotão, mas Franciane liderou a prova da metade do percurso até o fim. Apesar de ser paraense, a corredora participou representando o Amazonas e, por isso, não levará a premiação de melhor do estado. Ela conseguiu vencer a prova mesmo sem ter conseguido dormir.
– Perdi meu voo de Manaus para Belém, que era às 15h (deste sábado). Mas consegui mudar de horário, peguei outro voo e, do aeroporto, vim direto para a prova – revelou a atleta, pouco antes da corrida começar.
Já o vencedor do masculino, Wellington Bezerra conseguiu o lugar mais alto do pódio em sua segunda tentativa. Em 2014, quando estreou na Corrida do Círio, terminou com o terceiro lugar.
– É um prazer estar em Belém mais uma vez. Em 2014 não deu, fui terceiro colocado. Não consegui vir nos dois últimos anos. Eu sempre tive vontade de participar da Corrida do Círio, desde quanto comecei a correr, dez anos atrás. É um privilégio correr aqui porque sou católico, devoto de Nossa Senhora de Aparecida e da Virgem de Nazaré – contou o pernambucano.
Apesar da facilidade com que venceu a prova de 10 km, com 59 segundos de vantagem para o segundo colocado, Wellington confessou que sentiu o clima.
– Aqui é um pouco abafado. Sou pernambucano, mas treino em São Paulo. Aqui o clima é bastante diferente. Mas o tempo foi bom. Quero voltar aqui ano que vem para tentar buscar o bicampeonato – explicou.
Ao término das corridas, mais de 100 alunos da universidade Esamaz trabalharam para auxiliar os corredores. Eles estiveram sob a coordenação de professores dos cursos de Educação Física, Biomedicina, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Entre os serviços oferecidos aos atletas estiveram massagem, alongamento, aferição de pressão, dosagem de glicose, técnicas de respiração, doação de frutas, primeiros socorros e orientações para a prevenção de lesões.
Confira o pódio das categorias elite (10 km)
Masculino:
1º - Wellington Bezerra da Silva - 30'00''
2º - José Maria Arruda de Almeida - 30'59'' (melhor paraense)
3º - Rosivaldo Moreira da Silva - 31'20''
Feminino:
1ª - Franciane dos Santos Moura - 35'43''
2ª - Elivani dos Santos - 36'39'' (melhor paraense)
3ª - Risonete Santos Moura - 37'00''
Fonte: g1.com
Leonardo Silva
(Choque Cultural Buíque)
Comentários
Postar um comentário