A turma do 4° ano "B" da Esc. Mul. Engenheiro Klaysson de Freitas, nesta cidade do Buíque-PE, vem se destacando nos trabalhos literários, e a culpa de tudo isso é da Prof. Ayanne, que está utilizando a literatura de cordel como instrumento de estímulo à leitura e à escrita. E reconhecendo os méritos deste trabalho, a Secretaria de Cultura do Município, tomou conhecimento e resolveu entregar uma medalha a cada aluno, como forma de incentivo e motivação, para que cresçam valorizando a riqueza literária existente no município e região.
Em primeiro lugar, o letramento literário é diferente dos outros tipos de letramento porque a literatura ocupa um lugar único em relação à linguagem, ou seja, cabe à literatura “[...] tornar o mundo compreensível transformando a sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas” (COSSON, 2006b, p. 17).
É dever da escola incentivar o estudo da construção de versos com uso da métrica poética, como quadra, sextilha, setilha, quadrão, décima, etc; Incentivar a utilização da literatura de cordel como recurso pedagógico acessível para discussão de temas como: discriminação racial, consciência ambiental, combate à violência, etc. O conhecimento do cordel como arte, fonte de diversão e divulgação da cultura popular;
Postagem de: Leonardo Silva
Comentários
Postar um comentário