BIOGRAFIA DE IRIVANIZE ALBUQUERQUE


Por Leonardo Silva

Irivanize Albuquerque de Araújo e Silva, nascida em 11 de julho de 1972, na cidade da Pedra, Pernambuco, é uma mulher de múltiplos talentos. Durante sua infância, viveu no Sítio Fazendinha, no município da Pedra, onde frequentou a Escola Municipal João Galindo. Aos nove anos de idade, mudou-se para Buíque, também em Pernambuco. Ela é a segunda filha de Sebastião Venâncio e Maria Alcina, fazendo parte de uma família com mais seis irmãos.

Sua jornada educacional continuou na Escola Vigário João Inácio, onde concluiu o Magistério em 1991. No ano de 1996, Irivanize casou-se com João Bosco, natural de Salgueiro, e dessa união nasceram seus dois filhos: Vitória Luiza e Pedro Ivo. Além de sua paixão pela poesia, ela também possui formação em Educação Infantil e Bacharelado em Serviço Social.

Desde a adolescência, Irivanize demonstrou sua paixão pela poesia, utilizando-a como uma forma de expressar seus sentimentos e sua religiosidade. Seus poemas destacam-se pela capacidade de retratar os diferentes estados de espírito pelos quais passa, revelando sua sensibilidade diante das diversas situações vividas.

Em 2002, Irivanize lançou seu primeiro livro de poesias intitulado "Simplesmente Eu". O segundo livro, intitulado "Essência", foi lançado na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, em outubro de 2014. O evento de lançamento foi organizado pelo Sesc Ler Buíque e pelo Grupo de Leitores Cyl Gallindo.

A poetisa participou de diversos eventos literários promovidos pelo Sesc Ler Buíque, entre os quais destacam-se o Projeto Poetas Daqui e o Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo. Além disso, ela também participou de cursos oferecidos pelo Sesc.

Ao longo de sua trajetória, Irivanize marcou presença em várias ocasiões literárias importantes. Em 2015, juntamente com o poeta Leonardo Silva, participou da ação "Um Escritor na Minha Escola" do Projeto Poetas Daqui, na Escola Municipal Engenheiro Klaysson de Freitas, com apoio do Sesc Ler Buíque.

Em novembro de 2017, em parceria com o Sesc Ler Buíque e a Secretaria da Mulher de Buíque, Irivanize participou do "Chá Poético" junto com as poetisas Rosa Ramos e Márcia Marina. O evento, que fazia parte do Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo, ocorreu na Associação Renascer do Sítio Angélica.

No ano seguinte, em agosto de 2018, ela participou do Projeto "Um Escritor na Minha Sala" ao lado dos poetas Leonardo Silva e Sivaldo Oliveira, realizado na Escola Estadual Vigário João Inácio, com o apoio do Sesc Ler Buíque.

Em junho de 2020, Irivanize marcou presença no "Sarau Literário Online" do Centro Educacional Carrossel, participando ativamente do evento.

Com seu talento poético e sua presença marcante nos eventos literários, Irivanize Albuquerque de Araújo e Silva destaca-se como uma poetisa contemporânea e inspiradora. Sua paixão pela escrita e sua capacidade de transmitir emoções por meio de suas palavras encantam e tocam o coração daqueles que têm a oportunidade de conhecer seu trabalho.




Comentários