Mesmo com um prazo encurtado entre o pleito e a posse causado pelo adiamento das eleições de 2020 devido à pandemia, a nova gestão do prefeito Wellington Maciel já começou a preparar o terreno para uma governança eficiente, que concilie a necessidade da população arcoverdense com a capacidade de investimentos do município.
Com uma equipe qualificada, Arcoverde deve ganhar força para a captação de recursos e implementação de novos projetos que visam uma melhoria gradual da cidade pernambucana. Confira as ações já realizadas nas pastas administrativas em apenas 30 dias da nova gestão:
SAÚDE
Nesse início de mandato, a Secretaria de Saúde tem investido alto no plano de vacinação, com o treinamento das equipes do plano nacional de imunização e com a autorização da compra de 02 unidades de câmara fria para armazenamento de vacinas.
EDUCAÇÃO
A Secretaria de Educação de Arcoverde nesses 30 dias teve um foco especial em obras de revitalização e obras estruturais nas escolas. Além da reorganização de equipes de ensino e a organização de um novo processo Seletivo Simplificado para professor, profissional de apoio, auxiliar de creche e professor formador, ainda foram instalados 20 novos computadores nas escolas da rede municipal. O Setor de Transporte Escolar está desenvolvendo novas adaptações na condução dos alunos da rede pública para às escolas, a fim de garantir a segurança e a proteção durante a pandemia.
Outras ações:
● Elaboração do Plano de Retomada das aulas em 2021.
● Organização das matrículas 2021.
TRÂNSITO E TRANSPORTES
Já nos primeiros 30 dias de gestão, a Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde – ARCOTRANS realizou manutenções na sinalização horizontal e vertical, no mês de Janeiro de 2021, no município de Arcoverde, nas seguintes ruas e avenidas:
• Avenida Zeferino Galvão (todo o entorno do receptivo de lotações)
• Rua Aprígio Estevão Tavares
• Rua Cicero Monteiro de Melo
• Rua Maria Santos Moreno
• Rua Estácio Coimbra
•Avenida José Bonifácio (no trecho que compreende o ponto moto táxi São Cristóvão, até o Ponto Frio)
• Av. Severiano José Freire
• Rua Prudente de Morais
• Rua Dantas Barreto
• Rua Padre Roma
• Avenida Conselheiro João Alfredo (início)
• Rua Maria Cottas
• Avenida Capitão Arlindo Pacheco.
Além disso, também foi realizada inspeção e reparos em toda a rede semafórica e operações de combate ao transporte clandestino de passageiros.
SERVIÇOS PÚBLICOS
Os trabalhos também não param no setor voltado para os serviços públicos.
Coleta de lixo: Em menos de um mês a secretaria já coletou mais de 1500 toneladas de metralhas, lixo e resíduos nos bairros Cohab I, Boa Vista, São Geraldo, Centro, São Cristóvão, Jardim Petrópolis, Residencial Maria de Fátima, e JK. O Distrito de Caraíbas (zona rural) ganhou uma limpeza e capinação necessárias há um bom tempo.
Pavimentação: O acesso ao Santuário da Divina Misericórdia teve sua pavimentação revitalizada.
Iluminação pública: Foram realizadas substituição de lâmpadas, reativação de luminárias, aterramento de postes, e revitalização de instalações elétricas, em áreas como o Parque Linear, Praça Leonardo Cavalcanti, Boa Vista, Loteamento Arco-íris, entre outros.
Sistema de Drenagem: Mais de trezentos metros de tubulação foi revitalizada para a drenagem de águas e canalização de esgotos, com destaque para intervenções nas ruas São Pedro, Guanabara, Leonardo Arcoverde e Severiano José Freire. Foram realizadas também, limpezas em canais e galerias no Centro, na Cohab II, Cidade Jardim e São Miguel.
Paisagismo: Ações de irrigação de plantas nativas e ornamentais, com caminhões pipas e equipe de podadores, plantadores e varredores tem buscado, já no início do mandato, preservar o meio ambiente e a estética de praças e logradouros públicos. Nesta última semana, foi iniciado um projeto piloto de arborização urbana, com a plantação inicial de cem mudas, doadas pela Compesa/Cultive Ambiental.
OBRAS
Nesses 30 dias, a equipe da Secretaria de Obras já se atentou ao período de chuva iminente para elaborar um Plano de Prevenção para essa época; também definiu a implementação de uma área voltada para Feira de Produtos Orgânicos; reformou o depósito de água destinado ao Mercado Público e realizou manutenção do telhado do Pátio da Feira do São Cristóvão.
EMPREENDEDORISMO
O foco da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nesse início de mandato, foi buscar MEIs inadimplentes, visando ajudá-los a regularizar seus débitos, oferecendo facilidades de pagamento como parcelamentos, por exemplo. Outro ponto chave dessa gestão é a visão de que, agora mais do que nunca, os cidadãos que se aventuram no mundo do empreendedorismo, muitas vezes, não dispõe do conhecimento e suporte necessário para tocar o seu negócio. Por isso, a parceria com o SEBRAE foi fortalecida, a fim de criar um espaço no Sistema de Atendimento SEBRAE para prestar assistência aos MEIs de maneira mais efetiva.
SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
A Secretaria de Assistência Social, visando o amparo e a garantia de direitos durante o delicado período da pandemia, realizou a busca ativa dos beneficiários do BPC Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, para a regularização do Cadastro Único. Outras relevantes ações foram executadas, como a entrega de 70 cestas básicas na comunidade de Veraneio e Sucupira e a concessão de mais de 100 benefícios eventuais.
DEMAIS ÁREAS ADMINISTRATIVAS
As Secretarias de Cultura, e Administração já começaram o ano realizando inúmeras visitas, fazendo mapeamentos, planejamentos, criando projetos e firmando parcerias que prometem trazer melhorias para o município.
FINANÇAS
Em termos de finanças, o ano de 2021 já começou com levantamento de despesas, para um melhor planejamento da gestão atual, que já está realizando estudos financeiros com objetivo de atrair novos investimentos para a cidade. A preocupação com os recursos financeiros do município foi demonstrado já nos primeiros 30 dias de mandato, com a redução de 90 servidores de cargos comissionados, totalizando uma economia de quase R$ 200.000,00 apenas no mês de janeiro.
ASCOM
Prefeitura de Arcoverde
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