O AUTOR


Leonardo Rogério da Silva nasceu no dia 31 de janeiro de 1983 na cidade de Arcoverde, também conhecida como o Portal do Sertão. É o primeiro filho de Luiz da Silva (nascido em Buíque) e Cecília Josefa da Silva (nascida em Belo Jardim) ambos são agricultores e analfabetos, mas sempre incentivaram seus filhos a estudarem. O poeta ainda tem dois irmãos: Luiz da Silva Junior e Ana Cláudia da Silva.

Durante sua infância estudou na Creche Nossa Senhora do Livramento, uma instituição que lhe proporcionou uma ótima qualidade de vida, afastando-o das ruas. Brincou e se divertiu como as crianças de sua época, sem se preocupar com o tempo. 

Em 1990 começou a se interessar por música e seu ritmo favorito era o sertanejo. Encantado por letras e melodias começou a fazer paródias e cantava em frente a sua casa com outros dois amigos da vizinhança. Kleyton Paiva e Almir Macena foram os primeiros incentivadores indiretamente, para a atual realidade deste poeta. Desde cedo, um sentimento maravilhoso habitava em seu coração, começando a ser revelado através de pequenos versos e que passavam despercebidos, é que ainda não havia despertado o dom que guardava dentro de si.

Em 1995 estava cursando a 5ª série do ensino fundamental na Escola Carlos Rios em Arcoverde, quando começou a se interessar por escrever músicas e junto de seus amigos de escola: Mário Josué e Leandro (Caverninha) ele escreveu sua primeira paródia que foi o Rap do Futebol.

“Eu só quero é ser feliz
Sair de Arcoverde
E tomar banho no chafariz
É, e poder me orgulhar
Saber que o São Paulo
Está em primeiro lugar”

Neste mesmo ano ele teve seu primeiro contato com Buíque através do Vale do Catimbau, durante um trabalho de exploração para feira de ciências, com a turma da 5ª série do Carlos Rios, uma aventura com o professor Joselito. O seu laço com esta terra ainda teria inicio adiante, mas este contato foi fundamental. No ano seguinte outra paródia entra para sua coleção de descobertas, Arcoverde sertão da gente:

“Eu quero contar a minha história
Em uma fazenda lá do sertão
Que tinha o nome de um olho d’água
Sem medo e sem mágoa
Neste velho chão”

A partir de 1997 o mesmo se torna defensor do amor, mas expressa um sentimento de desejo chamado paixão, e começa a viver sua vida de uma forma tanto quanto especial, assim com alto define seu primeiro verso de amor foi:

“Minha gatinha preste atenção
Eu sempre te dei todo meu coração
Se você pensa que nunca te amei
A culpa é minha, pois nunca demostrei”

Em 2000 tudo começou a mudar na vida de Leonardo Silva, a sua facilidade de aproximar-se das pessoas e de transmitir confiança faziam com que o seu conhecimento se expandisse mais e mais. Durante este mesmo ano conheceu Evil Merodaque e Kerlles Gilmarques ambos de Buíque, através de encontros de grupos jovens onde os mesmos faziam parte da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude, e o que seria apenas uma visita em 1995, tornou-se um elo de amizade por uma cidade simples e acolhedora.

Quanto ao sentimento propriamente dito, estes versos abaixo definem o estilo de escrita e pensamento deste poeta sentimentalista, que transmite de forma simples o que sentimos no nosso íntimo. 

“Eu vou dizer com palavras de amor
Expressando este sentimento em vão
Eu tentei mais você não quis
Conquistar meu coração...”

“Lembranças do passado meu
Que me faz viver assim
Sou um lobo solitário e tô sedento
Vivo neste sofrimento
Com você longe de mim”

“Foi de repente...
Cai sem roupa alguma
Num jardim cheio de flor
Protegi meu coração
Só que não adiantô
O espinho foi maior
Que a minha própria dor”

A partir de 2000 seu contato com Buíque foi acentuado, assim como a sua admiração pela receptividade local e a simplicidade das pessoas. Em 2006 passou no concurso público, mas só foi chamado em maio de 2007 e assim resolve firmar morada na cidade.

Quando perguntado sobre o motivo que o fez sair de Arcoverde, ele diz: “Eu gostaria de fazer parte do crescimento de Buíque e acredito que poderia cooperar tanto na área de educação, como também na minha área especifica que é a cultura através da poesia”.
Durante o 2º semestre de 2007 dá continuidade a sua conclusão do Ensino Médio na Escola Estadual Duque de Caxias, na qual durante o mesmo ano torna-se voluntário na biblioteca, trabalho este que continuou por alguns anos.

Lembramos também que foi nesta escola que o poeta incentivado por professores e alunos, resolveu aumentar a sua produção para lançar seu primeiro livro. Em 2008 foi transferido para a Biblioteca Municipal Graciliano Ramos onde manteve um contato assíduo com os livros.

Durante este tempo morando na cidade, conquistou amizades importantes, como a sua ligação e parceria com o SESC Ler Buíque nas pessoas de Naruna Freitas e Joseane Cavalcanti, ligação esta que se firmou ainda mais com a Jornada Literária Portal do Sertão, realizada em outubro de 2009 e que ocorreu nas cidades de Arcoverde, Buíque e no distrito do Carneiro.

Em 2010 lançou seu primeiro livro de forma independente, com o título de “Flor, Paixão e Chocolate” e alguns anos depois, produziu um Cordel infantil com o titulo de “Nina e Seus Animais”, participa de várias palestras e encontros poéticos pela cidade e região. De lá para cá, acumula vários outros poemas, entretanto não encontra apoio e nem as condições financeiras são favoráveis.

Comentários