COLUNISTAS

 Escritores que assinam COLUNAS LITERÁRIAS neste 
BLOG CULTURAL ou que estão sempre nas NOTÍCIAS CULTURAIS!

*Carlos Alberto de Assis Cavalcanti é um renomado colunista do blog Choque Cultural Buíque, nascido em 28 de fevereiro de 1955, na cidade da Pedra, em Pernambuco. Com uma sólida formação acadêmica, ele é casado com a sra. Jaci Ferreira Lira Cavalcanti e atualmente atua como professor no Centro de Ensino Superior de Arcoverde, também em Pernambuco, na área de Letras.

A trajetória acadêmica de Carlos Alberto é marcada por um Mestrado conquistado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que lhe proporcionou uma base sólida e profunda no campo dos estudos literários. No entanto, sua paixão pela escrita e pela poesia o levou a explorar além dos limites acadêmicos.

Carlos Alberto de Assis Cavalcanti é um autor prolífico e talentoso, cujo trabalho tem sido amplamente reconhecido e premiado. Entre suas obras destacam-se "Itinerário Poético", uma coleção de poesias que recebeu Menção Honrosa no Concurso Nacional de Poesias da Academia Pernambucana de Letras em 2001. Esse reconhecimento foi apenas o começo de uma série de prêmios que Carlos Alberto receberia ao longo de sua carreira literária.

Sua habilidade em explorar diferentes formas de poesia, como a moderna, sonetos e trovas, lhe rendeu vários prêmios nacionais e a inclusão de seus poemas em diversas antologias literárias pelo país. Sua participação em concursos literários tem sido notável, resultando em reconhecimento e prestígio dentro da comunidade literária brasileira.

Além de sua atuação como escritor, Carlos Alberto de Assis Cavalcanti é membro associado da União Brasileira de Escritores (UBE), bem como Membro Correspondente de Academias em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, Ponta-Grossa, Paraná, e Rio de Janeiro. Essas associações evidenciam seu envolvimento ativo e sua contribuição para o campo literário em âmbito nacional.

Como Delegado Municipal da União Brasileira de Trovadores (UBT), Carlos Alberto também desempenha um papel importante na promoção e preservação da poesia trovadoresca, um estilo que exige criatividade e habilidade na composição de versos curtos e melódicos.

Carlos Alberto de Assis Cavalcanti é uma figura notável no cenário literário brasileiro, com uma carreira brilhante marcada por prêmios, publicações e reconhecimento em diversas áreas da poesia. Seu compromisso em compartilhar sua paixão pela escrita e sua dedicação à literatura o tornam uma referência respeitada tanto para os aspirantes a escritores quanto para os apreciadores da poesia brasileira.

*************

*Beni Dya Mbaxi, pseudônimo de Bernardo Sebastião Afonso, é um jovem escritor angolano nascido em Luanda, no dia 28 de maio de 1997. Conhecido como colunista do blog Choque Cultural Buíque, Beni Dya Mbaxi é uma figura proeminente na cena literária angolana. Através de suas colunas, intituladas "Dicas de Leitura" e "Espaço Zuela", ele traz ao público uma variedade de obras literárias, apresentando tanto autores renomados mundialmente quanto jovens escritores africanos em ascensão.

Com uma paixão pela literatura desde cedo, Beni Dya Mbaxi já publicou diversos livros que cativam os leitores com sua escrita única e perspicaz. Entre suas obras mais conhecidas estão "A ÚLTIMA MASOXI", "QUANDO NÃO OLHAS PARA TRÁS" (Contos/2018), "A MENINA DA BURCA" (Romance/2019), "MUSSEQUE E OUTRAS REFLEXÕES" (Ensaios/2019) e "PENSAR FORA DA CAIXA" (Ensaios/2020).

A notável habilidade de Beni Dya Mbaxi em explorar temas diversos e desafiar conceitos estabelecidos na sociedade lhe rendeu reconhecimento e prêmios. Em 2021, ele foi agraciado com o prestigioso prêmio da 4ª edição do Annual Global African Authors Award pela obra "A Última Masoxi". Além disso, recebeu o prêmio de Escritor Revelação do Ano 2021 na premiação Moda Cazenga By Luandina, e uma Honra ao Mérito da Biblioteca Municipal Kilamba Kiaxi.

A trajetória de sucesso de Beni Dya Mbaxi continuou no ano seguinte, quando recebeu o prêmio "Escritor Jovem do Ano 2022" na Premiação Dipanda. Sua influência e talento também foram reconhecidos internacionalmente, com uma distinção da Revista Literária Khuluma Afrika-Speak, da África do Sul, em 2022. O Secretário Executivo do Conselho Provincial de Luanda o laureou como "Jovem Escritor 2023", concedendo-lhe dois certificados pelos seus feitos na literatura angolana.

Além de suas contribuições para o Choque Cultural Buíque, Beni Dya Mbaxi também é um colunista regular do jornal internacional The Diaspora Times Global. Seu compromisso em promover a literatura africana e dar voz aos jovens escritores é evidente em seu trabalho e na influência que exerce sobre a comunidade literária.

Com uma mente criativa e uma abordagem única, Beni Dya Mbaxi se destaca como um talentoso escritor angolano, cujas obras e colunas continuam a enriquecer o cenário literário e a inspirar uma nova geração de leitores e escritores em Angola e além.

*************

*Cláudio Raul da Costa, um jovem angolano, é um influenciador literário reconhecido por muitos como "Cláudio Raul". Sua presença é marcante no blog Choque Cultural Buíque, onde ele assina a coluna "Escritas Inquietas", desvendando para os leitores alguns livros de difícil leitura. Apaixonado pela arte e pela literatura, Cláudio Raul é também o criador da página "Universo da Leitura com Cláudio Raul", onde compartilha dicas de leitura e orienta os interessados em se tornarem amantes da arte, em particular da literatura.

Além de suas contribuições no mundo virtual, Cláudio Raul é cofundador do Movimento Literário J.E.Z., que significa "Jovens Escritores do Zoológico". Esse movimento foi criado com o intuito de reunir jovens talentos da escrita, proporcionando um espaço para expressarem suas ideias, sentimentos e perspectivas por meio da literatura. O J.E.Z. se destaca pela diversidade de vozes que o compõe, evidenciando a riqueza cultural presente na sociedade angolana.

Cláudio Raul também é colaborador da "Revista Punhado", uma publicação lançada em julho de 2020, com a participação de diversos escritores. Essa revista tem como objetivo principal unir as vozes da negritude, dando visibilidade e espaço para a produção literária de autores negros e afrodescendentes. Através de sua colaboração, Cláudio Raul fortalece o movimento de valorização da diversidade e ampliação das narrativas presentes no cenário literário angolano.

A paixão de Cláudio Raul pela literatura e sua dedicação em disseminar o conhecimento literário são admiráveis. Seu trabalho como colunista, influenciador e colaborador reflete seu compromisso em democratizar o acesso à literatura e valorizar a diversidade de expressões artísticas. Sua atuação no blog Choque Cultural Buíque, na página "Universo da Leitura com Cláudio Raul", no Movimento Literário J.E.Z. e na Revista Punhado contribui para a formação de uma comunidade leitora mais ampla e inclusiva, que reconhece e celebra a importância da literatura como uma ferramenta de transformação social.

Com seu entusiasmo contagiante, Cláudio Raul inspira outros jovens a explorarem o mundo da literatura e a se expressarem através da escrita. Sua dedicação em desvendar obras desafiadoras e em promover o trabalho de outros escritores revela seu amor genuíno pela arte e sua vontade de compartilhar seu conhecimento com o público. Cláudio Raul é uma figura importante no cenário literário angolano, um verdadeiro defensor da cultura e das vozes marginalizadas, que através de seu trabalho ajuda a construir um espaço mais inclusivo e representativo para a literatura em Angola.

Comentários