CELEBRAMOS O 127º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO ESCRITOR GRACILIANO RAMOS

Hoje (27) os amantes da boa literatura celebram o 127º aniversário de nascimento de Graciliano Ramos, escritor alagoano de Quebrângulo que nasceu em 1892 e passou sua infância na cidade de Buíque, município do Agreste pernambucano, vindo aos dois anos de idade com os pais, para a Fazenda Maniçoba (hoje Fazenda Pintadinha). Esta vinda se deu em meados de 1894, sendo esta a cidade em que o escritor teve contato com as primeiras letras.

Em 1945 é lançado o livro de memórias "Infância", trazendo capítulos inteiros com relatos daquela época. Em sua última entrevista publicada na Revista do Globo, edição nº 473, em 18 de dezembro de 1956. E posteriormente no livro República das Letras, de Homero Senna, editora Civilização Brasileira, o escritor diz: “De minha cidade natal não guardo a menor lembrança, pois saí de lá com um ano. Criei-me em Buíque, zona de indústria pastoril, no interior de Pernambuco, para onde, a conselho de minha avó, meu pai se transferiu com a família. Em Buíque morei alguns anos e muitos fatos desse tempo estão contados no meu livro de memórias”.

A Biblioteca Municipal da cidade de Buíque recebe o nome do escritor alagoano, a mesma foi inaugurada em 26 de maio de 2002, e contém cerca de 10 mil livros em seu acervo, no entanto boa parte destes são devido ao acervo do escritor buiquense Cícero Amorim Gallindo, Cyl Gallindo, que faleceu em 2013.


APOIO CULTURAL:



Comentários